O filme norte-americano O Visitante (The Visitor, 2007, não confundir com The Visitant, que no Brasil foi lançado com o mesmo nome) é uma daquelas produções que chamo de “pequenos grandes filmes”. Afinal, é independente, teve pouca repercussão no Oscar – indicação apenas para o ator Richard Jenkins, bastante conhecido por se destacar em papéis secundários –, e recebeu prêmios em festivais menos comerciais. Mas acabou virando cult entre críticos e espectadores, e de fato é muito bom.
Jenkins é o professor universitário Walter Vale, que mora em Connecticut e acaba de ficar viúvo. Quando resolve repensar a vida e reabrir seu pequeno apartamento em NY, encontra por lá um casal de imigrantes clandestinos como “inquilinos”. Vira amigo do jovem, que lhe ensina a tocar tambor e ele o faz em plena rua, liberando-se de toda a formalidade que sempre o acompanhou. E, de quebra, ainda encontra um novo amor.
Cuidadoso nos detalhes, o diretor e roteirista Thomas McCarthy encomendou uma trilha sonora instrumental para o compositor e músico polonês Jan Kaczmarec. Mas, no meio do filme, ouve-se uma voz feminina cantando em português. Trata-se de ninguém menos que a mineira Gláucia Nasser. Conheci Gláucia num show que revisitava o repertório do histórico LP Clube da Esquina, com arranjos retrabalhados. Ela se destacava entre jovens intérpretes, com uma voz agradável, poderosa e superafinada. Em O Visitante, ela interpreta a música “Lábios de Cetim”, de Anísio Dias, gravada em seu primeiro CD, em 2002.
Gláucia em show das Quartas Musicais, em 9-9-09
Em seu site, Gláucia, que vive em São Paulo, conta que sempre gostou de cantar – em bailes, festivais e pequenos shows, tendo estudado canto lírico e popular. Trocou a vontade de cantar por outra carreira profissional, até que em 2000 assumiu a vida de cantora e compositora. “Minhas músicas refletem toda a minha história de vida, ainda que algumas sejam de outros compositores...”, escreve.
Por e-mail, ela declarou: “Essa gravação de ‘Lábios de Cetim’ entrou em 2004 na coletânea Acoustic Brazil, do selo Putumayo, com outros artistas como Caetano, Gal, Chico Buarque, Paulinho da Viola. O pessoal do selo me procurou, pois o supervisor musical de The Visitor queria essa música no filme”.
Orgulhosa da escolha, Gláucia conta que até hoje a inclusão da música no filme chama a atenção das pessoas para seu trabalho, conferindo-lhe valor. “Foi uma surpresa muito agradável. Nunca imaginei que a gravação fosse entrar na coletânea e muito menos no filme. Sabe quando você tem certeza que escolheu certo? Muito gostoso”, declara.
O filme O Visitante será exibido no canal HBO neste sábado (15), às 21 horas. Também está disponível em DVD e Blu-Ray.
Postado por Laila Guilherme – Cinema Brasil