terça-feira, 13 de julho de 2010

Levantamento mostra situação dos estádios da Copa 2014

Convite para a Copa de 2014 - Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com

A Copa de 2014 foi lançada oficialmente na última quinta-feira (8), em evento que reuniu autoridades e ex-craques da bola em Johanesburgo. O Portal 2014  realizou novo levantamento sobre o andamento das obras dos estádios da Copa 2014. Passados dois anos e oito meses da escolha do Brasil como país-sede do Mundial, a maioria dos estádios palcos do evento continua no papel.

Obras, de fato, começaram apenas em três das 12 cidades-sede. Cuiabá e Manaus começaram a demolição dos antigos estádios. As intervenções no Mineirão, em Belo Horizonte, tiveram início em janeiro ainda assim é muito pouco.

De acordo com o presidente do Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), os atrasos podem prejudicar a fase de testes dos empreendimentos antes do evento. “O cronograma já está claramente defasado. É preciso finalizar os projetos executivos para dar início às obras com controle rigoroso – de qualidade, dos prazos, dos gastos –, para que possamos ter os estádios a tempo para a Copa das Confederações, em 2013 e, principalmente para a Copa, em 2014”, afirma José Roberto Bernasconi.


A situação de São Paulo foi a que mais se deteriorou desde 31 de maio – terceiro prazo da FIFA para o início das obras, a capital paulista teve o Morumbi vetado pelo Comitê Organizador Local (COL) e ainda não definiu outro estádio. Fala-se muito no Piritubão, área que pertence à Prefeitura na região noroeste da capital, mas nada de concreto foi oficializado.

Curitiba enfrenta impasse semelhante. A capital paranaense também pretende usar um estádio privado, mas autoridades locais e dirigentes do Atlético-PR não se entendem quanto ao modelo de financiamento das obras. Em Porto Alegre, o Internacional adiou as principais intervenções no Beira-Rio.

Das sedes com estádios públicos, Natal e Fortaleza são as retardatárias. Em férias, os deputados do Rio Grande do Norte não votaram Projeto de Lei que permite o lançamento do edital. Por sua vez, o governo cearense enfrenta denúncias de fraude e corrupção no processo licitatório do estádio Castelão.

Salvador foi a cidade que saiu na frente na definição da empresa que reconstruirá a Fonte Nova. Mas desde então vem sofrendo reveses na Justiça, que questiona a condução do processo licitatório. O governo toca obras secundárias, mas o Ministério Público impediu os repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Depois de seguidos atrasos, Rio de Janeiro e Brasília conseguiram lançar seus editais. A Capital Federal definiu semana passada a empresa que construirá o Estádio Nacional. Os cariocas, que receberão a final, prometem divulgar na quinta-feira (15) as propostas financeiras para a reforma do Maracanã, o estádio mais caro da Copa. De qualquer modo, segundo o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o principal problema não foi solucionado, a construção e a melhoria dos aeroportos. Será que vamos sofrer desde já até a estreia da nossa seleção?


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Brasil, Peru e Estados Unidos se unem para lutar contra a malária


Cientistas brasileiros, peruanos e americanos vão fazer uma parceria trinacional para estudar as características da transmissão da malária na Amazônia do Brasil e do Peru.

As pesquisas serão realizadas por especialistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP). O grupo de profissionais fará parte do Centro Internacional Peruano/Brasileiro de Excelência em Pesquisa da Malária (Icerm).

O órgão, ainda sem sede definida, vai iniciar atividades a partir de setembro, reunindo pesquisadores de oito entidades. Apesar de o governo brasileiro ter implementado medidas de controle da malária, como a distribuição de mosquiteiros e a pulverização de inseticidas, a doença no país está longe de ser erradicada.

Serão feitas análises do número de pessoas infectadas e de novos casos, além de estudo detalhado para identificar a genética dos mosquitos e seus hábitos, e se estão desenvolvendo resistência a inseticidas.

As pesquisas no Peru serão realizadas nas cidades de Iquitos e Puerto Maldonado. No Brasil, as amostras serão coletadas na zona rural do Acre, em Acrelândia.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra