quarta-feira, 14 de julho de 2010

5º Festival de Cinema Latino-Americano

Está em cartaz em São Paulo a 5ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano (FestLatino), que exibe 137 filmes de 15 países e homenageia dois autores, o brasileiro João Batista de Andrade e o argentino Marcelo Piñeyro.

O cenário principal do evento é o Memorial da América Latina, onde haverá mesas-redondas e conferências, mas as exibições – gratuitas – também acontecem em outras salas da cidade.

O FestLatino divide-se em seções: mostra Contemporâneos, com 24 títulos recentes e inéditos, em sua maioria; mostra Contemporâneos/Brasileiros, com títulos autorais/experimentais; Retrospectiva, com títulos já reconhecidos do grande público; e a dos homenageados João Batista de Andrade e Marcelo Piñeyro, que tinham diferentes maneiras de encarar a questão política: Andrade, de forma mais direta, em documentários e ficções; e Piñeyro, com enfoque histórico por meio de estudos de personagens ou grupos.

Festival Latino-Americano – de 12 a 18 de julho

Locais: Cinemateca Brasileira; Cinesesc; Cinusp; Memorial da América Latina; e Museu da Imagem e do Som.

Confira a programação completa no site do Festival.


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Biodiversidade é levada a sério por empresas latino-americanas

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apresentou um relatório em que mais da metade dos empresários latino-americanos entrevistados e 45% dos presidentes de empresas da África estão preocupados com o declínio da biodiversidade e consideram a questão um desafio para o comércio. Na Europa Ocidental, essa preocupação cai para 20%.

De acordo com o estudo “A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para o Setor de Negócios”, um em cada quatro presidentes de empresas acredita que as perdas da biodiversidade podem causar impacto negativo em relação ao crescimento das atividades comerciais.

O relatório associa ainda a sustentabilidade das empresas aos seus planos e estratégias de conduta e indica que os executivos que não tiverem esse tipo de mentalidade podem levar suas firmas a ficar fora de sintonia com o mercado.

Outra pesquisa que faz parte do relatório aponta que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a perda de biodiversidade. Só no Brasil, 90% das pessoas se dizem preocupadas com a questão e afirmam que deixariam de comprar produtos de empresas displicentes em relação a aspectos éticos determinantes nas práticas de aquisição de produtos e serviços.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra