segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Luar do Sertão e suas várias versões - Marlene Dietrich e Pete Seeger

Pete Seeger, 91 anos, é um dos mais importantes representantes da música “folk” norte-americana. Ativista político, Pete tem uma obra bastante expressiva que inclui várias canções de protesto. Participou de movimentos como os da luta pelos Direitos civis norte-americanos, antimacartismo, de resistência ao fascismo, contra o bloqueio a Cuba e de oposição às guerras do Vietnã e Oriente Médio. Recentemente compôs uma canção de alerta sobre as questões ambientais, criticando a British Petrol, em razão do vazamento de petróleo no Golfo do México.

Neste vídeo, gravado em 1963, Pete, acompanhado de seu afinadíssimo banjo, entoa Luar do Sertão. A versão é cantada sem a letra, porém, antes de cantá-la, Pete explica a essência da música. Luar do Sertão também foi gravada em seu álbum "We Shall Overcome: Complete Carnegie Hall Concert".

Luar do Sertão é uma das canções brasileiras mais populares de todos os tempos. Foi gravada por grandes nomes desde o seu lançamento em 1914. A música é marcada por uma grande polêmica em torno de sua autoria.

O poeta, músico e intérprete Catulo da Paixão Cearense afirmava ser o único autor de Luar do Sertão, embora reconhecesse que a origem da canção fora inspirada num tema folclórico muito cantado no Norte, o coco “É do Maitá” ou “Meu Engenho é do Humaitá”. Porém, o amigo e admirador de Catulo, o maestro Heitor Villa-Lobos, testemunha em carta enviada a Almirante, em 1947, que “Catulo era incapaz de escrever uma célula melódica que fosse”.

O cancioneiro popular João Pernambuco reivindicava a autoria, por tê-la apresentado a Catulo. A versão mais provável de todas, segundo uma série de depoimentos da época, é a de que João Pernambuco, reconhecido por seu talento, é realmente o autor da melodia, tendo modificado a original a seu modo.

Fontes de pesquisa:
Severiano, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.
http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/03/luar-do-serto.html

A título de curiosidade, outra versão interessante é esta com Marlene Dietrich, cantando em português, no ano de 1959, em show no Golden Room do Copacabana Palace, Rio de Janeiro.


Postou Ana Lasevicius - Dir. de Comunicação

Nenhum comentário: