segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TEMPO DE VIVER

Divulgação
Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Uma boa ocasião para divulgar a estreia da peça Tempo de Viver.

Escrita e protagonizada pela atriz Kely Nascimento, viúva do ator Norton Nascimento, e dirigida pelo dramaturgo Janssen Hugo Lage, a peça é uma forma humana e bem-humorada de sensibilizar para a doação de órgãos, através da arte.

No primeiro ato, o monólogo “Sonhos de Nina” conta a história de uma pianista que perdeu a visão aos 23 anos. Em meio à luta contra a esquizofrenia, a possibilidade de um transplante de córneas dá outro significado a sua vida. A peça foi escrita pelo ator e diretor Hugo Lage, que ficou conhecido no Brasil pela montagem, em 1999, de “Otelo”, de Shakespeare, produzida e interpretada pelo ator Norton Nascimento.

O segundo ato, “Adão e Eva Tempo de Viver”, retrata os conflitos cotidianos de um casal e a importância da flexibilidade na resolução de problemas por meio do diálogo e da paciência. A doação de órgãos é abordada pela analogia da doação da costela de Adão para Eva.

A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Uma das muitas lições levadas pela peça é a importância de se conscientizar a família para que haja a doação. “Expressar a própria decisão em vida é fundamental porque sensibiliza os familiares, os únicos que podem autorizar a retirada dos órgãos”, explica Kely.

SERVIÇO:

Peça “Tempo de Viver”

Local: Teatro Ruth Escobar – Rua dos Ingleses, 209, Bela Vista - São Paulo
Estreia: 30 de setembro – temporada até 18 de novembro
Sessões: toda quinta-feira, às 21 horas.
Duração: 1h40
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)



Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Nenhum comentário: