segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Livre comércio é um dos desafios do próximo governo

A diminuição das barreiras comerciais será um dos grandes desafios dos próximos governantes do Brasil. A afirmação é do chefe de gabinete do diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), o brasileiro Victor do Prado (foto). “Em primeiro lugar, essa luta deve se dar na OMC, o que o Brasil tem feito com as negociações de Doha, onde tem chances de diminuir barreiras com o mundo inteiro”, afirma Prado.

No primeiro semestre de 2010, as exportações brasileiras aumentaram quase 30%. O crescimento foi alavancado pela venda de matérias-primas, tais como petróleo, soja e ferro.

Negociações de Doha – A rodada Doha das negociações da OMC tem como objetivo diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio entre países em desenvolvimento.

As discussões giram em torno da separação entre países ricos, desenvolvidos e as maiores nações em desenvolvimento (representados pelo G-20). O principal tema de controvérsias são os subsídios agrícolas, que representam uma parcela do dinheiro público destinado à produção, distribuição e vendas no setor.

O subsídio é uma espécie de “benefício” para os agricultores poderem oferecer seus produtos por preços mais baixos. Os países mais ricos podem conceder mais subsídios à agricultura interna do que os países mais pobres. A consequência disso é que as exportações dos mais pobres acabam perdendo atratividade no mercado internacional. Para o economista brasileiro, “falta apenas uma vontade política, sobretudo dos Estados Unidos e da China; falta muito pouco, apenas um último empurrão político”.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: