quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brasil é destaque do 4º Festival Indígena de Londres



Londres será palco do “4th Native Spirit Festival” (4º Festival Indígena), que acontecerá de 12 a 22 de outubro, em vários locais da cidade. A edição deste ano trará três apresentações envolvendo o Brasil: o documentário “Corumbiara”, o show da violoncelista britânica Emily Burridge “Into the Amazon”, e o aclamado filme “Children of the Amazon” (Crianças da Amazônia).

“Corumbiara”, do antropólogo e documentarista francês Vincent Carelli, retrata a terrível história de um massacre indígena, ocorrido há 24 anos em Rondônia. O genocídio, retratado no longa-metragem, teria sido causado pela ganância dos fazendeiros de gado da região, que ficaram preocupados em perder suas terras para o programa de demarcação da Funai (Fundação Nacional do Índio).

O filme “Children of the Amazon”, da diretora brasileira Denise Zmekhd, conta o que aconteceu com a maior floresta do planeta ao ser cortada pela metade com a chegada da gigantesca rodovia “Transamazônica” e seus 4 mil quilômetros de asfalto. O príncipe Charles definiu o filme como “vibrante e comovente”.

O festival faz parte da “Native Spirit Foundation” (Fundação Indígena), criada em 2005 pelo artista Freddy Trequil, da tribo indígena chilena Mapuche.

O trabalho de vários artistas, voluntários e público em geral torna possível continuar a educação indígena, passada tradicionalmente de pai para filho. O conceito “La Nueva Escuela” (A Nova Escola) é uma proposta de educação alternativa nas aldeias indígenas baseada no conhecimento e ponto de vista de seu povo. O esquema está em funcionamento em várias comunidades e vai expandir suas atividades para outras regiões onde o progresso negou a visão e o desenvolvimento dos povos indígenas.

O objetivo do festival é mostrar ao público a força espiritual dos anciãos indígenas, a alegria das crianças das aldeias e a poesia de sua cultura. Toda a renda do evento será arrecadada para recursos educacionais em escolas indígenas.

Serviço:

Evento: “4th Native Spirit Festival”

Data: de 12 a 22 de outubro

Locais:

“Amnesty International Human Rights Action Centre (Centro de Ação da Anistia Internacional dos Direitos Humanos)
Endereço: 17-25 New Inn Yard, Londres
Ingressos: £ 10 / £ 8

SOAS – “School of Oriental and African Studies” (Colégio de Estudos Africanos e Orientais)
Endereço: University of London, Thornhaugh Street – Russell Square, Londres
Entrada Franca/Doações

Birbeck College
Endereço: Malet Street, WC1E 7HX, Londres
Entrada Franca/Doações

Bilhete único do festival: £ 35, com direito a ver todos os eventos em todos os locais.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: