terça-feira, 21 de setembro de 2010

Artista brasileira expõe na Bienal de Liverpool

A artista mineira Laura Belém expõe sua arte inovadora na Bienal de Liverpool. A instalação sonora “The Temple of a Thousand Bells” (O Templo dos Mil Sinos) faz parte do evento, que prossegue até 28 de novembro. A instalação cria um efeito audiovisual único incorporando efeitos 3D e faz sucesso na Grã-Bretanha. A imprensa local já escolheu a obra como destaque da semana da Bienal, que reúne o trabalho de 45 artistas internacionais.

A instalação foi baseada numa lenda antiga sobre a história de um templo magnífico, construído numa ilha e que tinha como característica única o esplendor de mil sinos. Segundo a lenda, a ilha, com o passar dos séculos, desapareceu no oceano e, com ela, o barulho ensurdecedor dos mil sinos. No entanto, a melodia dos instrumentos continua na memória de um marinheiro, que tenta de maneira obsessiva ouvir novamente os sinos tocarem.

Laura Belém declara: “A minha intenção é mostrar um trabalho que toque no íntimo das pessoas – coração e alma – é algo que dividimos como seres humanos universalmente e que transcende as barreiras geográficas e culturais”.

A artista não pode garantir o som dos mil sinos, mas espera que vestígios da melodia possam encontrar ressonância nos ouvidos das pessoas que forem visitar a instalação e estiverem dispostas a abrir seus corações, absorvendo o que está à sua volta e interpretando o silêncio.

Instalação “The Temple of Thousand Bells”

Data: Até 28 de novembro
Local: William Brown Street – “Oratory” , próximo à catedral de Liverpool
Mais informações: http://www.biennial.com/


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: