quarta-feira, 21 de abril de 2010

CASAMENTO: INSTITUIÇÃO FALIDA OU NEGÓCIO DA CHINA


de Birmingham, na Inglaterra, Cibele Riccomini.

De acordo com a crendice popular, depois de sete anos a palavra de ordem é mudança, seja lá de emprego, casa, carro, país, religião ou até mesmo de parceiro..
Dados do instituto nacional de estatísticas britânico apontam que a média de duração dos casamentos no país é de 11 anos e meio.
A informação põe lenha na fogueira da instituição mais polêmica do mundo: quem esta casado reclama e quem não esta mais cedo ou mais tarde sonha em entrar para a turma.
O casamento é visto como o ícone da estabilidade social por uns e criticado por outros, que vêem a perspectiva de viver felizes para sempre ou até que a morte os separe. Um pouco difícil de ser digerida em tempos modernos.
Os dados, divulgados pelo jornal ‘the times’, sugerem que a instituição casamento deveria ser encarada como uma parceria econômica, ou seja, o principal seria a estabilidade financeira, colocando as emoções para escanteio.
A moda agora parece trazer conceito custo/benefício para a mesa de jantar ou se preferirem para a cama matrimonial...
A pesquisa divulga que a maioria dos casais se unem e permanecem unidos somente quando tem certeza que estão ganhando algo individualmente com a ‘união’.
Para o professor da universidade de kent, frank furedi, a visão mercenária do casamento é inaceitável e atira.....qual e a finalidade de se casar sabendo que depois de 11 anos uma separação é quase inevitável????
O Instituto Nacional de Estatística divulga também que o numero de registros de casamentos na Grã Bretanha, em 2007, caiu para 270 mil, ou seja, 2 vírgula seis por cento a mais do que o ano anterior.
Em 1940, por exemplo, 450 mil casamentos foram registrados. As estatísticas mostram ainda que 144 mil casais passaram pelo doloroso processo de divórcio.
No brasil, de 1984 a 2007, a taxa de divórcio subiu 200 por cento. Passaram de 30 mil, oitocentos e quarenta e sete para um montante astronômico de 179 mil, trezentos e quarenta e dois divórcios no ultimo ano da pesquisa.
Em 2007, segundo o IBGE foram registrados 916 mil casamentos no país. O preocupante é que 70 por cento deles acabaram em divórcio.
E o dilema parece não ter fim: casar ou não casar? Eis ai uma questão que nunca sai de moda!

postou Cibele Riccomini - Correspondente internacional -Inglaterra

Nenhum comentário: