quarta-feira, 21 de abril de 2010

CRISE GERADA PELAS CINZAS VULCÂNICAS, NA ISLÂNDIA, CONTINUA A AFETAR PASSAGEIROS, PAÍSES E INDÚSTRIAS DE TODO O MUNDO.



De Birmingham, Cibele Riccomini, correspondente internacional na Inglaterra.

Apesar da reabertura do espaço aéreo, nesta quarta-feira, e da retomada de cerca de 75 por cento dos vôos europeus a situação permanece caótica e estressante para os passageiros.

A previsão é de que os vôos operem com 90 por cento de normalidade, a partir das 7 horas da manhã, desta quinta-feira.

Os clientes das companhias aéreas deixaram de cochilar pelos cantos e passaram a enfrentar filas enormes e atrasos nos vôos em muitos dos aeroportos internacionais como os de Londres, Madrid e Paris.

Vôos também já começam a operar na Alemanha, Bélgica, Dinamarca e Holanda após notícias de que o vulcão localizado em uma geleira islandesa começa a dar trégua e a expelir menos cinzas.

Passageiros brasileiros impedidos de retornarem ao seu destino de origem podem ter hospedagem e alimentação pagos pelas companhias aéreas européias. A afirmação é do comissário de transportes da União Européia, Siim Kallas.

Outro direito que os passageiros devem buscar é o reembolso integral das passagens aéreas ou pedirem uma rota alternativa para o retorno aos seus países de origem.

Os clientes também tem a opção de adiar em até 28 dias o retorno ao seu país. No entanto, os passageiros em geral tem mais chances de serem compensados por hotéis quando suas viagens fazem parte de pacotes fechados de viagem, que oferecem mais proteção do que em outras circunstâncias.

A Associação Internacional de Transportes estima que esta situação causada pelo vulcão resulte em perdas diárias de até 200 milhões de dólares.
Postou Cibele Riccomini - correspondente internacional - Inglaterra

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