terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atividades no Dia Mundial de Luta Contra Aids

São Paulo e outras cidades sediarão diversas entidades para marcar o Dia Mundial de Luta Contra Aids, nesta quarta, 1º de dezembro. A data foi escolhida pela Assembleia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Passou a integrar o calendário oficial brasileiro a partir de 1988, por meio de portaria do Ministério da Saúde. A intenção de marcar esse dia é relembrar o combate à doença, despertar a consciência da necessidade da prevenção e aumentar a compreensão sobre a pandemia.

Para este ano, o tema escolhido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Vitais do Ministério da Saúde é “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”, e tem com o foco jovens de 15 a 24 anos.

Durante todo o dia, serão realizadas atividades em pelo menos seis cidades brasileiras. Incluem workshops, ciclos de palestras, manifestações e shows em unidades do Sesc.

Os Programas Municipal e Estadual de DST/Aids de São Paulo oferecerão testes rápidos para detecção do HIV em cinco unidades do Sesc da capital paulista (Pompeia, Santana, Pinheiros, Ipiranga e Vila Mariana), das 11 às 17 horas.

O desenho de todas as ações foi concebido pela jornalista Roseli Tardelli, editora executiva da Agência de Notícias da Aids.

Confira a programação completa nos sites da Agência de Notícias da Aids e do Sesc-SP.

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Fotos mostram impacto do efeito estufa sobre Patrimônios da Humanidade

Translation in English below
Imagens de satélite revelam o degelo nos montes Everest e Kilimanjaro e mostram as consequências para a cidade de Veneza, na Itália.

A exposição Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas Vistos do Céu traz fotos mostrando os efeitos do aquecimento global sobre patrimônios históricos.

Durante dez anos a Unesco trabalhou em parceria com agências espaciais, instituições de pesquisa do mundo todo e iniciativa privada para dar apoio a países em desenvolvimento em relação ao monitoramento e avaliação de patrimônios da humanidade.

Os painéis expõem exemplos de áreas locais, regionais e globais. Além da exposição, que acontece nas ruas de Cancún para marcar a Cúpula Climática, serão ministradas sessões de formação para professores e material didático será distribuído durante as visitas escolares.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Images taken from space show the Impact of Greenhouse Emissions on World Heritage sites
Images captured by satellite reveal the impact of global warming on the Everest and Kilimanjaro Mountains and show a bleak future for the city of Venice, in Italy.

The exhibition Cultural Heritage and Climate Change Observed From Space show photos of World Heritage sites suffering with the effects of greenhouse emissions.

Over ten years Unesco has been establishing cooperation partnerships with space agencies, research institutions and the private sector in order to assist developing countries in monitoring and assessing World Heritage sites.

The panels use examples on the local, regional and global scale.

Apart from the display, which can be seen on the street of Cancun, where the Climate Summit is taking place, training will be given for teachers and educational resources will be distributed during school visits.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

Quem será campeão?

Agência Fhotocamera
Tartá comemora com Fred o gol da virada do Fluminense sobre o Palmeiras
Faltando apenas uma rodada para terminar o Campeonato brasileiro, três times disputam o título: Corinthians, Fluminense e Cruzeiro. O alvinegro paulista fez sua parte, vencendo o Vasco no Pacaembu por 2 a 0, e torce por um tropeço do Fluminense, que venceu de virada o Palmeiras em Barueri por 2 a 1 e do Cruzeiro, que derrotou em Minas o Flamengo por 2 a 1. Já o tricolor das Laranjeiras depende apenas de si para faturar a taça. A Raposa corre por fora e precisa vencer o Palmeiras em casa, e que Corinthians e Fluminense percam seus jogos.

Impossível? Não, tudo pode acontecer. O time carioca leva vantagem sobre seus adversários, mas a estatística não garante nada. Polêmicas à parte, vamos conhecer no próximo domingo o novo campeão brasileiro. O seu time está entre os três? Façam suas apostas. Quem será o campeão?

Escreva pra gente.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conferência ambiental começa sem clima favorável

English Translation Below
Os integrantes Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Cop-16) voltam a se reunir em mais uma rodada de discussões em busca de alternativas para a redução do aquecimento global.

O clima é de pessimismo e pouca expectativa. Apesar de representantes de 190 países estarem reunidos, a Cop-16 corre o risco de esvaziamento político, em razão da atual crise econômica no mundo, principalmente na Europa.

A secretária-geral da Convenção das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, acredita que avanços podem ser alcançados em áreas específicas como desmatamento, por meio de um mecanismo chamado Redd; que prevê compensar os países por suas ações para a redução das emissões de gases oriundos do desmatamento e degradação de suas florestas nativas.

O Brasil deve defender a prorrogação do protocolo de Kyoto, que terminará sua primeira fase em 2012. Países como o Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia são contra a prorrogação.

Fique ligado no blog da Rádio Brasil MPB para mais informações sobre a Cop-16.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Cancun Climate Summit begins under the weather
The United Nations Summit on Climate Change has started today, in Cancun, Mexico for another round of talks aiming to create alternatives to fight against global warming.

The mood is awful and the expectations are running pretty low.

Even though 190 countries are taking part in the meetings, the summit could encounter some political apathy due to the on-going financial crisis that is afflicting many economies around the world, particularly Europe.

The Executive Secretary of the United Nations Framework Convention on Climate Change, Christiana Figueres, believes that “there could be some progress in specific areas such as deforestation through a mechanism called Redd; which predicts compensation for countries with tropical forests that are putting into action programmes to reduce the greenhouse emissions originated from deforestation and degradation of its native forests.

Brazil should defend the Kyoto Protocol’s extension; due to complete its first stage of negotiations in 2012. Countries such as Canada, Japan, Australia and New Zealand are against such proposal.

Sergio Serra, the Brazilian extraordinary Ambassador for Climate Change said “Brazil will fight ‘tooth and nail’ during the summit to achieve a concrete indication for the second stage of the Kyoto Agreement”.

Keep informed about the Climate summit visiting Radio Brasil MPB’s blog.


Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

sábado, 27 de novembro de 2010

Satyrianas – Uma Saudação à Primavera

Começou quinta-feira e prossegue até meia-noite de domingo (28), com atividades quase ininterruptas, o projeto As Satyrianas – Uma Saudação à Primavera, em seu décimo ano de realização.

O criador do festival – o grupo Os Satyros – o define como uma celebração dionisíaca em homenagem ao poder do teatro. As Satyrianas focalizam múltiplas dimensões artísticas – incluindo teatro, circo, cinema, música, literatura, artes visuais, história em quadrinhos e artes de rua.

Desde 2009, são um evento oficial do calendário cultural do Estado de São Paulo. Este ano, com a reforma da Praça Roosevelt, onde sempre se realizaram, as atividades ocorrem no chamado Parque Augusta, localizado na esquina das ruas Augusta e Caio Prado.

A edição do ano passado reuniu mais de 54 mil pessoas em quatro dias de festividades. Em 2007 o evento foi agraciado com o Prêmio Especial da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Desde então o evento cresceu, deixando de ter atividades somente na praça ao ar livre, para ocupar também os vários espaços e teatros da região central.

Confira algumas atrações de hoje (sábado, 27):

12h às 14h “Café Literário” (Trânsito e Transitoriedade no Jornalismo e Crítica) - Restaurante Rose Velt

12h às 20h “Exposição de Fotos da África – Tas a Ver” – Fotografia – Matilha Cultural

15h “Cemitério dos Elefantes” (Dir. Fabio Penna) – Espaço dos Satyros II

15h às 18h “Cinematógrafos – Cinema e Literatura em Discussão” (Curadoria Donny Correia) – Palestra – Casa das Rosas

16h “Teatro Quase Mudo” (Dir. Pepe Nuñez) - Tenda CenaMix

17h “Cemitério dos Elefantes” (Dir. Fabio Penna) – Espaço dos Satyros II

17h “Novelo” (Dir. Zé Henrique de Paula) – Teatro – Espaço dos Parlapatões

17h “Reflexos da Madrugada” (Dir. Andressa Cabral) – Espaço dos Satyros I

17h30 “Mamãe e Eu” (Dir. Calixto de Inhamuns) – Tenda CenaMix

17h30 às 19h30 “Jam Session do Coletivo Silenciosas+GT'aime” (Dir. Diogo Granato) - Dança – Galeria Olido

18h “Está Escrito” (Dir. Cassio Pires) – Leitura Dramática – Miniteatro

18h “La Bella” (Dir. Eric Furlan) – Teatro – Teatro Studio 184

Veja endereços e programação completa no site oficial As Satyrianas.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vira Cultura começa neste sábado

Artes plásticas, cinema, gastronomia, música, literatura, atrações para crianças, performances e muito mais!

Tudo isso na terceira edição do Vira Cultura, da Livraria Cultura, que começa neste sábado, às 9 horas, e dura 35 horas.

Confira a programação completa no site Vira Cultura.


Zé Luiz Mazziotti & Quarteto Tempo

Dono de uma voz excepcional, Zé Luiz Mazziotti, o cantor preferido dos músicos da nossa melhor MPB, traz amanhã à Sala Guiomar Novaes da Funarte um repertório de composições próprias e clássicos do cancioneiro popular, revisitados de maneira muito particular.

Ele se apresenta ao lado do Quarteto Tempo, integrado por músicos de primeira qualidade: Fábio Torres (Piano), Marcus Teixeira (Violão e Guitarra), Paulo Paulelli (Contrabaixo) e Celso de Almeida (Bateria).

Data: sábado, dia 27, às 20 horas
Local: Sala Funarte – Guiomar Novaes – Alameda Nothman, 1.058 – Campos Elísios – São Paulo
Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: R$ 10 – É conveniente chegar uma hora antes, pois a capacidade da sala é de apenas 160 lugares.

Uma em cada três mulheres sofre abuso e violência no mundo

English translation below
Dados das Nações Unidas constatam que uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida sexualmente ou vítima de algum tipo de abuso.

A Unesco está organizando uma série de eventos, conferências, exposições, debates e apresentação de um filme sobre as inúmeras formas de violência contra a mulher e os esforços para combater o problema.

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos e liberdades fundamentais. A secretária de Interior Britânica, Theresa May, ressaltou que qualquer forma de violência é inaceitável.

No Brasil, especialistas defendem que a Lei Maria da Penha deve ser prioridade no governo Dilma Rousseff, que acredita que a denúncia do agressor é importantíssima, juntamente com a forma pela qual os órgãos da polícia e da Justiça acolhem essa denúncia.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



One in three women in the world is exposed to violence and abuse

According to the United Nations, one in three women in the world has already been bitten up, sexually assaulted or has been a victim of some type of abuse.

Unesco is preparing a series of events, conferences, exhibitions, debates and the showing of a film about the many faces of violence against women.

The violence against women is a violation of fundamental freedom and rights. The British Home Secretary, Theresa May, said that any type of violence is unacceptable.

In Brazil, specialists believe that the Maria da Penha Law will be one of the priorities of Dilma Rousseff’s government.

The Brazilian future president said denouncing the abuser is of the utmost importance. It is equally important that the police organisation and the justice welcome this action of bravery.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Palmeiras é eliminado da Copa Sul-Americana

Flávio Florido/UOL
Felipão sentiu o golpe e o Palmeiras caiu mais uma vez
Mesmo com o Pacaembu lotado e torcida fazendo a sua parte, o Palmeiras perdeu de virada para o Goiás por 2 a 1 e disse adeus à Copa Sul-Americana. Com a trágica derrota, o verdão perdeu a chance de chegar à final e conquistar uma vaga para a Libertadores 2011.

O confronto: o alviverde até que começou bem a partida, partiu pra cima do adversário, abriu o placar com Luan, num belo passe de Edinho, e teve a oportunidade de ampliar, mas, num vacilo da equipe, o Goiás empatou no fim do primeiro tempo e o time paulista sentiu o golpe.

No segundo tempo, o Palmeiras não foi o mesmo da etapa inicial e com isso o Goiás foi pra cima com o objetivo de virar o placar. E, conseguiu. Numa jogada aérea a equipe goiana superou a desatenta defesa palmeirense e fez 2 a 1. O gol desestabilizou o time do Palestra Itália e o que se viu nos últimos dez minutos de jogo foi um time abatido e sem forças para reagir. O time de Luiz Felipe Scolari precisava apenas do empate para chegar à tão sonhada final, mas o sonho acabou.

Frustração geral para os mais de 38 mil torcedores “palestrinos” que foram até o Pacaembu ver seu time morrer mais uma vez na praia. Triste fim de uma década que pouco conquistou pelos lados do Palestra Itália. E mesmo com Felipão, o verdão naufragou e agora só resta aguentar a gozação dos adversários.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Governo britânico limita entrada de imigrantes qualificados no país

English Translation below

O governo britânico limitará a 21,7 mil o número anual de vistos para imigrantes qualificados da Área Econômica Europeia (União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein).

As novas regras entrarão em vigor em abril de 2011 e representam um corte de 6,3 mil trabalhadores estrangeiros em relação ao montante de imigrantes qualificados aceitos em 2009.

O plano excluirá os empregados transferidos por suas empresas para território britânico.

A Câmara de Londres de Indústria e Comércio recebeu a notícia da exclusão de forma positiva. No entanto, indica que a falta de flexibilidade do teto imposto pelo governo poderá ter um impacto negativo na competitividade e produtividade do país.

A secretária de Interior, Theresa May, afirmou que o novo limite tornaria a imigração “sustentável”. Ela prometeu ainda reduções significativas no número de vistos para estudantes , famílias e dependentes estrangeiros.

Em 2009, 22 mil profissionais foram transferidos por suas empresas para a Grã-Bretanha. Outros 50 mil vistos foram expedidos para trabalhadores qualificados de fora da Área Econômica Europeia.

O governo escocês manifestou preocupação em relação ao impacto das novas regras em sua economia.

A oposição e alguns setores produtivos do país consideraram o plano “confuso”. A comunidade internacional acredita que a Grã-Bretanha esteja “dando um tiro pela culatra”, fechando as portas para profissionais estrangeiros qualificados.

O debate sobre imigração esquenta e ganha força no momento em que a Grã-Bretanha tenta reduzir seu déficit e garantir empregos aos britânicos.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra




British government announced new immigration cap


The British government will limit to 21.700 the annual number of visas given to skilled immigrants from the European Economic Area (EU, Iceland, Norway and Liechtenstein).

The new rules will take place from April, 2011, onwards and represent a cut of 6.300 foreign workers compared with the number the country accepted in 2009.

The new immigration cap does not include the Intra-Company transfer route, which allows international companies to transfer its workers to British territory.

The London Chamber of Commerce and Industry (LCCI) have welcomed the exclusion but expresses concerns that the lack of flexibility inherent in a cap has a detrimental effect on London’s competitiveness and productivity.

The Home Secretary, Theresa May, said that the new cap would allow the immigration to become “sustainable”. May has also promised significant reductions on the number of student visa, families and foreign dependants.

The announcement has met with strong criticism from the Scottish Government, which said the economy will suffer.

In 2009, 22.000 professionals were transferred by their companies to Great Britain. Other 50.000 visas were issued for skilled workers out of the European Economic Area.

The opposition and many sectors of the British economy have considered the plan “confused”. The international community believes that Great Britain is “shooting itself in the foot” closing the doors to foreign qualified professionals.

The debate about immigration heats up and gains momentum in the country, which is trying to reduce its deficit and keep the British people’s jobs.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

César Camargo Mariano

Divulgação/Yamaha
O arranjador, produtor, compositor e pianista César Camargo Mariano – que mora fora do país – chega ao Brasil para três apresentações em show solo, no Sesc Vila Mariana. No repertório, alguns de seus maiores sucessos.

A cada dia, uma participação especialíssima, de um grande instrumentista. Confira:

Dia 3 (sexta) – Saxofonista e flautista Teco Cardoso

Dia 4 (sábado) – Violionista Ulisses Rocha

Dia 5 (domingo) – Multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo

Horários: Sexta e sábado (3 e 4 de dezembro), às 21h; domingo (5), às 18 horas
Local: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – São Paulo – SP – Telefone: (11) 5080-3000
Ingressos: R$ 7,50 a R$ 30 - Vendas nas unidades Sesc a partir desta quinta, dia 25.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Virada Esportiva reúne mais de três milhões de pessoas

Futura Press
Bike na estação da Luz
Confirmando a expectativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Secretaria de Esportes e dos organizadores, o número de público participante da Virada Esportiva de 2010 superou em 10% as edições anteriores do evento. Ao longo de 36 horas, cerca de 3,3 milhões de pessoas participaram de mais de duas mil atividades de esportes e lazer.

A Virada Esportiva a cada ano se torna presente na vida das pessoas, que participam animadamente de centenas de atividades espalhadas pela cidade. Este ano foram realizados 2.150 eventos esportivos em mais de 700 locais do município. No último fim de semana (dias 21 e 22), mais de três milhões de pessoas puderam usufruir uma programação cuidadosamente criada para que todos pudessem praticar seu esporte preferido ou apreciar outras modalidades, como futebol de botão, remo, canoagem, simulação de asa-delta, rapel, patinação no gelo e até games. Durante a noite, o tempo ajudou e a população compareceu para prestigiar a balada noturna, kart, corrida e até bike.

A quarta edição da Virada Esportiva promoveu programação gratuita em todas as regiões de São Paulo. A Virada Esportiva tornou-se um estímulo ao cidadão para começar a participar de uma atividade de seu gosto e mudar a cultura do sedentarismo.

SEME
Remo na Represa de Guarapiranga
Foram organizadas arenas no Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Nova Luz, Parque do Ibirapuera e da Cantareira, Represa Guarapiranga e o Memorial da América Latina. O esporte também animou Clubes Escolas, Clubes da Comunidade, Ruas de Lazer, parques, SESCs, CEUs, Conjuntos Habitacionais e outras áreas esportivas.

No Parque das Bicicletas, na manhã do dia 21, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Esportes, Walter Feldman, foram acompanhar a badalada Viradinha Esportiva. Milhares de crianças brincaram de pula-pula, brincadeira de roda, fantoche, futebol de sabão, piscina de bolinha, surf mecânico, mini rampa de skate e muito mais. Os pequenos esportistas também tinham à disposição parede de escalada, miniquadras de tênis, basquete e vôlei, além de teatro infantil, gincanas, oficina de tererê, pintura artística no rosto e escultura em bexiga.

Virada Esportiva – Criada em 2007, a Virada Esportiva nasceu com o objetivo de levar aos paulistanos 24 horas ininterruptas de atividades esportivas, recreativas e de lazer. Hoje, faz parte do calendário anual de eventos da cidade. A ideia é levar uma programação esportiva variada a todas as regiões da cidade, possibilitando que a população se aproprie dos espaços públicos, praticando muita atividade física durante o final de semana.

Um dos principais objetivos da Virada Esportiva é convidar os paulistanos a conhecer melhor o esporte e a cidade onde vivem podendo, a partir daí, adotar uma forma de vida mais saudável e transformar São Paulo na Capital Brasileira do Esporte.

Escreva pra gente, dê sua opinião.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Painel Perspectivas para 2011

Nesta sexta-feira, o jornalista Heródoto Barbeiro vai mediar um painel de debates sobre as Perspectivas para o Brasil em 2011, no qual serão discutidas as principais mudanças nas áreas econômica, jurídica e política.

Desafios para o próximo governo, Pré-sal, Copa do Mundo em 2014, crescimento econômico e novo código processual civil e florestal estão na pauta do encontro, que reunirá Ricardo Cerqueira Leite, sócio-fundador do Cerqueira Leite Advogados Associados; Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil; André Luiz Sacconato, coordenador de projetos macroeconômicos da Tendências Consultoria Integrada; e Marcus Vinícius Freitas, professor de Direito Internacional e presidente do diretório Municipal de São Paulo do Partido Progressista.

Data: sexta-feira, dia 26, às 10 horas
Local: Espaço FranklinCovey – Rua Flórida, 1.568 – Brooklin – São Paulo-SP
Inscrições (doação de 1 kg de alimento não perecível): confirmação até as 18 horas do dia 24, pelo telefone (11) 2884-4878

Crise na Irlanda gera êxodo em massa de brasileiros

English Translation below
A crise econômica no país está afetando a vida dos brasileiros que escolheram o “Tigre celta” como destino de imigração.

A maioria dos brasileiros afetados é de imigrantes ilegais, que chegam à Irlanda à procura de uma vida melhor e não estão encontrando emprego. Em meio a esse cenário caótico, a única alternativa é retornar ao Brasil.

Em Gort, cidade irlandesa conhecida como “pequeno Brasil”, mais de 50% dos brasileiros que faziam parte da comunidade já retornaram para suas cidades de origem no Brasil desde o início da crise, em 2008.

No decorrer de dois anos de sufoco econômico, o preço dos imóveis despencou entre 50% e 60% e os recursos para a recuperação do sistema bancário do país são estimados em 45 bilhões de euros (mais de R$ 100 milhões).

A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) negociam um pacote de ajuda que pode chegar a US$ 110 bilhões.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Financial Crisis in Ireland causes massive Brazilian Exodus

The economic crisis afflicting Ireland is having a major impact in the lives of Brazilians, who have chosen the ‘Celtic Tiger’ as their immigration destination in hope for a better future.

The majority of Brazilians affected by the crisis are illegal immigrants, who came to Ireland in the hope of finding a better standard of living. Nevertheless, this Brazilian population cannot find any job in site, which leaves them with the only alternative of packing the suitcases and coming back to Brazil.

In Gort, an Irish city known as ‘little Brazil’, more than 50% of the Brazilian population have already returned to their cities of origin in Brazil since the beginning of the crisis, in 2008.

Throughout these two years of absolute economical struggle, property prices have dropped between 50% and 60% and the resources to rescue the bank system are estimated in 45 billion euros (more than R$ 100 million).

The European Union (EU) and the International Monetary Fund (IMF) are negotiating a bailout, which could top US$ 110 billion.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

Novo disco de Glaucia Nahsser

A cantora mineira Glaucia Nahsser, que há anos mora em São Paulo, está com novo disco, Vambora. Competente e talentosa, Glaucia trafega pelos mais diversos ritmos e apresenta novas canções, com letras de Chico Amaral, Carlos Rennó, Carlos Careqa, Chico César, Alexandre Lemos, Rodrigo Bergamota, Magno Melo, André Abujamra e Marcio Nigro e Edu Krieger.

Voz claríssima, cristalina e swing certo. Foram esses elogios, vindos de Roberto Menescal, que colocaram de vez Glaucia Nahsser na trilha da música. E, desde 2003, quando estreou como cantora profissional, ela vem se destacando não só por valorizar as canções que interpreta, mas também por suas elogiadas composições.

Em seu quarto disco independente, Glaucia amplia os horizontes sonoros, embalando sua voz marcante em estilos musicais variados. Com André Abujamra na direção musical e Márcio Nigro (parceiro nas trilhas cinematográficas) nos arranjos e na produção, “Vambora” navega pelos diversos territórios da música popular brasileira e sonoridades de outros lugares do mundo, como o rock, tango, choro, samba ou reggae – e, mesmo, música árabe. O que norteou o trabalho foi a vontade de resgatar as origens da música brasileira e trazê-las para o pop, recuperando a riqueza de timbres e texturas. É algo que transforma a MPB em PPB, Pop Popular Brasileiro, na definição da própria cantora.

E ainda conta com um time de músicos experientes (Naylor Proveta, Emiliano Castro, Serginho Carvalho, Hugo Hori, entre outros) e letristas talentosos. Dez das 12 faixas do CD são inéditas. As outras duas são “Mais uma Vez” (Renato Russo e Flávio Venturini) e “Pensando em Você” (Paulinho Moska), recriações que já integravam o repertório de shows recentes.

“Deixei os letristas muito à vontade, sem dar muitos toques”, conta a cantora. “Para minha surpresa, as letras, que foram criadas a partir das melodias que fiz com Tiago Vianna e dos arranjos prontos, vieram todas com algo de minha história e, portanto, me proporcionaram um mergulho interno”.

Os arranjos e harmonias de “Vambora” nasceram de forma intuitiva, em geral das diferentes cores dos acordes de violões afinados de forma menos usual, como os de Michael Hedges, André Geraissati e Joni Mitchell.

O resultado é avalizado por ninguém menos do que Nelson Motta: “A mineira Glaucia Nahsser demorou a começar como cantora profissional, mas começou muito bem, com uma ótima versão de Balanço Zona Sul, sucesso de Simonal. Agora vem com novo disco e novas parcerias como o grande letrista mineiro Chico Amaral, com uma levada empolgante em um clima meio árabe, que está no sangue da Nahsser. Ficou uma beleza, sô!”.

Para conhecer as novas músicas do CD “Vambora”, clique em http://www.myspace.com/glaucianasser


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Paula Lima no Davene Quartas Musicais

A terceira edição do projeto Quartas Musicais acontecerá nesta quarta, dia 24 de novembro, no Teatro das Artes. O evento promovido pela Davene traz uma série de shows com mulheres que se destacam por reunir talento, beleza e personalidade.

A cantora Paula Lima sobe ao palco para mostrar o repertório de seu “Sambachic”, lançado em 2009, e algumas canções inéditas que estarão em seu novo disco, a ser lançado em 2011.

Paula Lima coleciona prêmios e indicações importantes do cenário musical, como duas indicações ao Prêmio TIM de 2007 por melhor álbum de MPB e melhor cantora, e o prêmio de melhor cantora no Troféu Raça Negra. Além disso, é protagonista do musical “Cats” e está na trilha da novela “Ribeirão do Tempo”, da Record, com a música “Ela é a Tal”, presente dos compositores Zeca Baleiro e Lúcia Santos.

Serviço:

Show Paula Lima – Davene Quartas Musicais

Data: quarta-feira, dia 24, às 21 horas
Local: Teatro das Artes – Shopping Eldorado – Avenida Rebouças, 3.970 – 3º Piso – (11) 3034-3628 / 0075
Capacidade: 780 lugares
Tempo de duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: de R$ 40 a R$ 50

Mais informações: http://www.teatros.art.br/teatro-das-artes-sp/em-cartaz/davene-quartas-musicais

A dança das cadeiras no Brasileirão

Flávio Florido/UOL Esporte
Conca foi decisivo, marcou dois e desbancou o tricolor paulista
Pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a liderança continua acirrada para três concorrentes: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Até a penúltima rodada, o timão estava na ponta, mas, com o empate diante do Vitória em Salvador em 1 a 1 e a goleada do Fluminense contra o São Paulo na Arena Barueri, o alvinegro caiu para a segunda colocação e o tricolor carioca assumiu o primeiro lugar da competição.

A dança das cadeiras continua empolgando o torcedor que gosta de futebol. O Cruzeiro, que venceu em Minas o Vasco por 3 a 1, voltou a sonhar com o título, muito embora tenha que vencer seus dois últimos compromissos e torcer por tropeços do timão e da Raposa. Neste derradeiro momento, o time das Laranjeiras só depende de suas forças para conquistar a taça.

Conca, um dos destaques do Campeonato Brasileiro, vem fazendo a diferença a favor do Fluminense. Marcou dois, e nesta rodada ofuscou o brilho de Ronaldo, que vinha jogando bem até sair por lesão e deixar o time paulista sem “pegada” até o fim da partida. O Santos, jogando com estilo, detonou o Goiás, vencendo-o por 4 a 1 e empurrando o time goiano para a segunda divisão, ao lado do já rebaixado Grêmio Prudente. O Palmeiras, jogando com reservas, perdeu mais uma, desta vez para o Atlético Mineiro por 2 a 0 em Araraquara. O Guarani, que perdeu para o Flamengo, está muito perto da degola e não depende somente de si para escapar da série B.

Fora as discussões e polêmicas que acontecem nos principais confrontos, a verdade é que o campeonato por pontos corridos ainda mantém o suspense e o equilíbrio dos times, tanto para os lutam pelo título como para os que tentam fugir do rebaixamento.

Continuem fazendo suas apostas. Será que teremos uma dança das cadeiras?


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Grupo Corpo se apresenta hoje em Paris

This post is also available in English

O Grupo Corpo, a companhia brasileira de dança contemporânea mais famosa do mundo, apresenta-se hoje em Paris, no teatro Champs-Elysées. O programa incluirá as performances “Ímã” (2009), uma novidade para o público parisiense, e “Parabelo”, criada em 1997.

Apesar de ser internacionalmente conhecido, o grupo mineiro mantém a mesma filosofia: uma companhia sem estrelas, na qual a precisão dos passos de cada bailarino forma o todo das linhas coreográficas criadas por Rodrigo Pederneiras, diretor da companhia há 32 anos.

Todas as músicas das performances do Grupo Corpo são compostas por autores brasileiros. José Miguel Wisnik e Tom Zé criaram a trilha sonora da performance “Parabelo”, que expressa a luta diária de sobrevivência dos nordestinos.

“Ímã” é o mais recente trabalho da companhia e teve sua trilha sonora composta pelo grupo brasileiro X+2 (Domenico Lancelotti, Moreno Veloso e Alexandre Kassin). O espetáculo explora o vasto universo da atração entres polos opostos em termos de relacionamentos.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Brazilian Contemporary Group of Dance will perform in Paris today

Grupo Corpo, the well-known Brazilian Contemporary Dance Company, is performing today, at the Champs-Elysées Theatre, in the French capital, Paris.

The programme will include the performances “Magnet”; a novelty to the Parisian public (2009) and Parabelo, conceived in 1997. In spite of its international recognition, Grupo Corpo has been maintaining the same philosophy: the company do not have a prima/o ballerina/o. On the contrary, each dancer’s precision in executing the steps moulds all the company’s choreographic lines, created by Rodrigo Pederneiras.

All Grupo Corpo’s performances have an especially composed soundtrack created by Brazilian authors. The famous Brazilian composers, José Miguel Wisnik and Tom Zé, composed the music for Parabelo, which express the daily struggle for survival of the northern Brazilian people.

Magnet is the company’s latest performance and it has all the music specially created by the Brazilian Trio X+2 (Domenico Lancelotti, Moreno Veloso e Alexandre Kassin). Magnet explores the vast universe of the attraction between opposites regarding people.

Posted by Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

sábado, 20 de novembro de 2010

Emoções com Ayrton Senna nos cinemas

Divulgação do filme Senna
No ano em que o tricampeão da Fórmula 1 Ayrton Senna completaria 50 anos e 16 após sua trágica morte, o documentário Senna entrou em sua segunda semana em cartaz nos cinemas brasileiros.

Durante anos, a trajetória de Senna foi sondada por interessados em transformá-la num drama hollywoodiano. O galã espanhol Antonio Banderas chegou a vir ao Brasil pedir a autorização de Viviane Senna, irmã do piloto e presidente da Fundação Ayrton Senna, para interpretá-lo na telona, no que certamente se tornaria um drama comercial.

A ficção deu lugar a imagens verídicas dos anos 80 e 90, com a proposta de “Senna” é acompanhar o ingresso do piloto na elite do automobilismo, trazendo boas lembranças aos saudosos de suas ousadas manobras e desafios. Afinal, muitos nunca mais viram emoção em assistir às corridas sem Senna, esse brasileiro que entrou para a história entre os maiores do mundo. O filme é também uma oportunidade para os mais jovens conhecerem seus passos campeões.

Para conseguir o feito, o diretor britânico Asif Kapadia e o roteirista indiano Manish Pandey vieram a São Paulo há cinco anos, buscar o apoio da família para reunir as 5 mil horas de filmagens de corridas, encontros de pilotos e coletivas que alimentaram os cem minutos definitivos do filme. Vídeos caseiros da família também foram cedidos à produção. Tudo, graças a um telefonema de Viviane para o magnata da F-1 Bernie Ecclestone, que permitiu a abertura de arquivos.

O filme Senna promete, no mínimo, muitas lembranças e emoções.

Fonte: O Estado de S. Paulo




Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

O sucesso brasileiro na Alemanha

“Todo mundo está olhando para o Brasil, e já está na hora de nós também colocarmos este país no centro. Queremos o sucesso do Brasil em Frankfurt”, afirma Juergen Boss, diretor da Feira de Frankfurt, a maior feira de livros do mundo, que anualmente reúne mais de 7 mil expositores e recebe cerca de 280 mil visitantes.

Em outubro de 2013, a Feira de Livro de Frankfurt, na Alemanha, homenageará, pela segunda vez – a primeira foi em 1994 –, a produção literária e a cultura brasileira. Ao Brasil serão destinados 5 mil metros quadrados para divulgar obras de Literatura, Música, Teatro, Cinema e Artes em geral, produzidas em todo o país.

A decisão da organização do evento de escolher novamente o Brasil como homenageado é um reconhecimento de sua importância cada vez maior no cenário internacional das artes e cultura como um todo. Será, naturalmente, uma ótima oportunidade para nossos artistas divulgarem suas obras em um evento de tal dimensão. 

Postou David Leroy – Telenovela Brasil

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra na Casa das Rosas

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes do movimento contra a escravidão, era assassinado. Essa data celebra a memória do herói e possibilita um momento para refletir sobre o papel do negro na sociedade brasileira e para mobilizar esforços pela igualdade de oportunidade.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura convida a todos para as comemorações em torno da data, neste sábado:

11h às 13h – Workshop: Dança Afro – Com Solange Camargo
O workshop aproximará os participantes da cultura africana através da dança.

14h às 15h – Apresentação: Canto Lírico de Orixás – Com Duo Abanã
O Duo Abanã interpreta a musicalidade sacra afro-brasileira, baseando-se principalmente nos pesquisadores Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga, os primeiros etnomusicólogos do Brasil.

15h às 17h – Palestra: “Discurso Sobre ‘Raça’ e Sistemas de Classificação ‘Racial’ no Brasil: Uma perspectiva antropológica” – Com Elena Calvo Gonzalez
A palestra abordará como a Antropologia e a Sociologia brasileira lidam com a questão da classificação racial.

17h às 19h – Show: Nega Duda – Sambadeira do Recôncavo Baiano – Com Ducineia Cardoso.
Apresentação de samba de roda com Nega Duda, sambadeira da cidade de São Francisco do Conde, na Bahia.

Serviço:

Dia da Consciência Negra na Casa das Rosas

Data: sábado, 20/11, a partir das 11 horas
Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – São Paulo – SP – Telefones: (11) 3285-6986 / 3288-9447 (próximo ao metrô Brigadeiro)

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Adriana Godoy no Lua Nova

Neste sábado, a talentosa cantora Adriana Godoy apresenta-se no Espaço Cultural Novo Lua Nova, no Bexiga. Ela é a convidada no projeto Só não canta quem não quer, com as ótimas cantoras Socorro Lira e Ione Papas. Confira:

Festival de Filmes 'Descobrindo a América Latina'

This post is also available in English
O Festival de Filmes Descobrindo a América Latina, em sua nona edição, começou ontem em Londres e prossegue até o dia 28 de novembro.

A indústria cinematográfica latino-americana é tão eclética quanto as sociedades que formam a região. Os filmes latino-americanos estão conquistando um número maior de novos adeptos pelo globo.

O evento é uma ótima oportunidade para cinéfilos e público em geral descobrirem pérolas do cinema latino-americano que ganharam reconhecimento da crítica internacional do setor e entrar em contato com filmes de qualidade, que até agora eram “segredo” fora do continente.

O festival mostrará os filmes brasileiros Os Famosos e os Mortos, Loucura Suburbana, Crianças da Amazônia: Trocando Flechas por Computadores, Divã, Terra de Ninguém e Coração Vagabundo.

Os ingressos se esgotaram rapidamente nos seis cinemas de Londres que exibirão os filmes.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Discovering Latin American Film Festival begins today in London
In Therapy (Divã), one of the Brazilian movies on the festival
The Discovering Latin American Film Festival, in its ninth edition, began yesterday in London and it finishes on the 28th of November.

The Latin American’s films industry is as diverse as the societies that make up the continent and it is now producing movies, which appeal to a wide range of new audiences.

The event represents an excellent opportunity for the film affectionate and mainstream public to discover critically acclaimed gems and quality entertainment films that, until now, have remained “secrets” outside the continent.

The festival will show the Brazilian movies The Famous and The Dead, Suburban Madness, Children of the Amazon: Exchanging Arrows for Computers, In Therapy, Wasteland and Wandering Heart.

There are no more available admissions for the event, which will be shown at six cinemas in London.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England