sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Londres é palco de seminário sobre a mulher na política brasileira

Marijaguma
O Setor de Português da Queen Mary University of London e seu Cineclube vão trazer à tona a participação política nacional brasileira.

O seminário A Mulher na Política Brasileira acontecerá no próximo dia 24, em Londres, e discutirá a trajetória das mulheres no mundo político.

A professora universitária de Estudos Brasileiros na Queen Mary University of London, Else Vieira, está à frente do evento e explica que “a candidatura de duas mulheres à Presidência da República (Dilma Rousseff e Marina Silva) representa um espaço de poder até hoje exclusivamente masculino, e assinala um marco na História do Brasil.

O Código Eleitoral promulgado por Getúlio Vargas, em 1932, estendeu à mulher brasileira o direito de votar e de ser votada. Em 2005, a população feminina representava 51,3% da nação. No entanto, os homens continuavam a dominar o cenário político. No ano seguinte, o Congresso Nacional tinha 45 deputadas federais e nove senadoras; o que representava apenas 9% dos parlamentares. Hoje, duas mulheres são candidatas à presidência do Brasil. Parra Else Vieira, Dilma Rousseff, candidata favorita para vencer as eleições já no primeiro turno, simboliza a luta feminina ao longo dos anos na conquista de “igualdade na letra da lei”.

Else Vieira apresentará videoclipes das heroínas da política brasileira, que iniciaram o processo de abertura de espaços de exercício do poder politico, de 1932 até a atualidade. Durante o seminário, serão apresentados ainda dois filmes brasileiros sobre o tema. “Mulheres na Política – Política Feminista”, de Maria Angélica Lemos, relata os avanços da mulher no poder no Brasil. Já “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat, mostrará a batalha enfrentada pelas mulheres para sobreviver durante a ditadura militar (1964-1985).

Evento: “A Mulher na Política Brasileira”
Data e horário: 24 de setembro, às 18h30
Local: Cinema Alfred Hitchcock
Endereço: Arts Building, Queen Mary University of London - 327, Mile End Road
ENTRADA FRANCA
Inscrições: e.Vieira@qmul.ac.uk


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: