sexta-feira, 28 de maio de 2010

METAS EDUCACIONAIS


Durante um ano e meio milhares de pessoas de todos os estados brasileiros participaram dos preparativos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), que se realizou entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Brasília-DF.

Esperava-se, no entanto, o documento final, reunindo e sistematizando as deliberações aprovadas. Inúmeras questões estão contempladas neste documento: a universalização da educação básica, a ampliação da oferta e melhoria da qualidade de cursos profissionalizantes, a democratização do acesso à educação superior, o reconhecimento e respeito à diversidade, a valorização dos profissionais da educação pública e privada, etc.

Há no texto agora divulgado várias indicações para superarmos o atraso educacional do país. Importante frisar que boa parte do espírito que anima esse documento deve-se à atuação do atual ministro da Educação, Fernando Haddad. O próximo passo, com base na Conae, é aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá metas e estratégias educacionais até o ano de 2020.


Postou Gabriel Perissé - Palavras e Origens

Nenhum comentário: