segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OMS intensifica combate a obesidade infantil mundial

 Arquivo OMS
A Organização Mundial da Saúde, OMS, pediu aos países que imponham uma série de medidas para proteger as crianças das garras nocivas das comidas ricas em açúcar, gordura e sal.
O objetivo é fazer com que os governos pressionem para reduzir o marketing infantil desse tipo de alimento, rico em calorias e causador de doenças crônicas para o resto da vida.
A televisão é responsável por uma grande parte da propaganda de alimentos nocivos.
Em todo o mundo, 43 milhões de crianças em idade pré-escolar estão acima do peso ou obesas. Uma dieta desiquilibrada é um dos quatro fatores associados à doenças como câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e complicações no pulmão.
Essas doenças também matam 35 milhões de pessoas todos os anos.

Brasil
A obesidade infantil aumentou cinco vezes mais nos últimos 20 anos no Brasil. Entre as principais consequências são citados o aumento de casos de diabetes e problemas cardiovasculares, além do aumento de níveis de colesterol e triglicérides.
De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras, representa uma das piores aquisições da civilização e é um dos maiores fatores de exclusão social.

   Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra

Nenhum comentário: