quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mostra reúne obras que refletem sobre o tema da memória e do poder

Como parte das comemorações de seus 40 anos, e integrando o São Paulo Polo de Arte Contemporânea, o Paço das Artes apresenta a exposição Crossing [Travessias]. Com curadoria de Priscila Arantes, diretora técnica do Paço das Artes, a mostra reúne obras que refletem sobre o tema da memória e do poder a partir da articulação de três vetores. O primeiro é formado por trabalhos que colocam em cena a memória histórica/cultural através de narrativas coletivas e individuais, reais e fictícias. O segundo vetor volta-se para projetos que incorporam o transcorrer do tempo e a efemeridade em seu próprio fazer e que dialogam com o tema da memória e da história no campo das artes. Um terceiro aspecto da exposição volta-se à discussão da memória digital, do arquivo e à configuração dos novos territórios de poder da cultura contemporânea.
Crossing [Travessias] diz respeito a caminho, trajeto, viagem. Muitas vezes é a palavra utilizada, tanto no campo teórico quanto literário, para descrever o trajeto da memória: na travessia das distâncias, realiza-se a poesia da memória, individual e/ou coletiva, e a percepção do tempo. “A ideia da mostra é contribuir, a partir do tema geral da memória, para uma visão crítica a respeito de nossa história tanto social quanto cultural”, afirma Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes. “Uma vez que a história é produto construído, é pertinente refletir sobre quais são os dispositivos de construção de nossa memória e de que forma lidamos com os arquivos contemporâneos, questões presentes na exposição”.
Crossing [Travessias] Leia mais...
A mostra também contempla a mesa redonda Arte, Memória e Poder, com Márcio Seligmann-Silva e Priscila Arantes, no dia 28 de setembro, às 19h. Todas as atividades são gratuitas.
Abertura
12 setembro, 2010 - 18h00
Visitação
12 de setembro a 07 de novembro de 2010
28 de setembro, 19h: Mesa redonda Arte, Memória e Poder, com Márcio Seligmann-Silva e Priscila Arantes
Curadoria
Priscila Arantes
Artistas
AES+F, Alice Miceli, Ana Mendieta, Lucas Bambozzi , Paço Educativo, Paloma Oliveira, Tatiana Blass, Yoshua Okón
Paço das Artes
Av. da Universidade 1
Cidade Universitária
CEP 05508-040
São Paulo/SP, Brasil
T 11 3814 4832
Todas as atividades são gratuitas

Nenhum comentário: