quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cepal comemora bom desempenho das exportações latino-americanas

O estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) “Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe 2009-2010” revela que as exportações da região para a China passaram de queda de 2,2%, no primeiro semestre do ano passado, para surpreendente aumento de 44,8% no mesmo período deste ano. A expectativa é que as exportações venham a se ampliar mais de 21% no segundo semestre de 2010, percentual atingido pelo Brasil no total de exportações no período anterior.

O bom resultado, no entanto, não está livre de riscos que possam surgir dos movimentos das economias da Europa e dos Estados Unidos, que mal se recuperam de uma crise financeira global e já sentem os efeitos negativos dos problemas econômicos enfrentados por países como Grécia, Espanha e Portugal.

A economia brasileira é uma das poucas que apresentaram crescimento: 8,9% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que os dados refletem o melhor desempenho para um semestre desde o início da série, em 1996, resultando em recorde histórico. No último ano, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) acumulou alta de 5,1%.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: