quinta-feira, 1 de julho de 2010

BID faz seminário para combater desemprego na América Latina e Caribe

Getty Images

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai realizar nos dias 8 e 9 de julho, em Washington D.C. (EUA), um seminário de estudo sobre as formas de prevenção contra o desemprego na América Latina e Caribe.

Há mais de 60 anos, países da América Latina começaram a criar leis trabalhistas com o intuito de proteger os trabalhadores contra a demissão arbitrária e elaborar mecanismos adequados de compensação da perda injusta do ganha-pão.

Na maioria dos países do bloco, os governos usavam regulamentos para admissão e demissão de pessoal, como forma de proteger os trabalhadores contra os riscos do desemprego. Isso era possível por meio de mecanismos que dificultavam as demissões ou aumentavam o valor das compensações no caso de demissões arbitrárias.

O projeto do BID pretende avaliar o sistema das instituições que tratam do assunto, suas leis e regulamentos, em diagnóstico complexo do mercado de trabalho na região, incluindo características do desemprego e políticas de proteção. A segunda etapa vai avaliar o impacto de políticas específicas ou programas de apoio ao desempregado. A seguir, os especialistas vão explorar recomendações de políticas mais eficazes para combater os problemas identificados nas duas primeiras fases do estudo.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: