quinta-feira, 1 de julho de 2010

Imagens contam uma década de história

Foto de Thomaz Farkas (década de 40)

Coleções de fotos em museus têm surgido cada vez mais, principalmente do final dos anos 1990 para cá. O tema é pauta constante das discussões sobre arte contemporânea, e agora surge em nova exposição do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que comemora dez anos.

Criado pelo então curador do museu Tadeu Chiarelli, e pela curadora-assistente Rejane Cintrão, o clube já tem 55 obras e uma fila de espera para poder se associar. Na exposição que abre hoje para convidados, a partir de amanhã o visitante poderá acompanhar a trajetória da fotografia brasileira por meio de trabalhos de profissionais como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas (foto), German Lorca, Fernando Lemos, Luiz Braga, Rafael Assef, Rosângela Rennó, entre outros.

A proposta do clube é representar uma produção mais experimental, retomada a partir dos anos 1990. Iniciado com a vinda de fotógrafos estrangeiros, nos anos 1940, o movimento foi perdendo espaço nos anos 1960 para o fotojornalismo que, durante 20 anos, foi a linguagem principal da fotografia brasileira, com raras exceções. A coleção está dividida em cinco frentes de pesquisa: Identidade Nacional, Documental Imaginário, Limites/Metalinguagem, Retrato/Autorretrato e Vanguardas Históricas.

Exposição Dez Anos do Clube de Colecionadores de Fotografia

Local: MAM – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. do Ibirapuera – Telefone: 5085-1300
Horários: de terça a domingo, das 10 às 17h30. Até 29/8
Ingresso: R$ 5,50.

Mais informações aqui.

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil



Nenhum comentário: