terça-feira, 1 de junho de 2010

Escritora holandesa destaca o Rio de Janeiro em seu novo romance

A escritora Aliefka Bijlsma, nascida em Curaçao, escolheu a ‘cidade maravilhosa’ para ser o palco de sua mais recente trama, “Mede Namens Mijn Vrouw” (em português, significa “Também em Nome de Minha Mulher”).

O enredo gira em torno do protagonista, o cônsul-geral da Holanda no Rio de Janeiro, e de sua esposa. De um lado, o romance mostra o cônsul, um homem narcisista e orgulhoso, do tipo que se dedicou exclusivamente à carreira, negando suas origens e preferindo morar no exterior durante toda a vida.

Nas entrelinhas da trama, aparece uma jovem fotógrafa que acaba conhecendo o cônsul em uma viagem que faz ao Brasil para entrevistar Maurício de Nassau, que estava de passagem pelo país. Eles se apaixonam, se casam e a história começa a pegar fogo.

O romance atinge o ápice quando trata da demissão do cônsul em razão de uma gafe cometida durante seus últimos dias no cargo. Ao mesmo tempo que o cônsul vive uma tragédia pessoal, sua mulher adquire uma doença crônica, que a leva ao desespero de procurar inúmeras religiões, curandeiros e médiuns, deixando que sua vida entre num transe surreal, difícil de ser transposto por uma holandesa como pouca experiência no assunto.

Pesquisa in loco - A autora procura tratar de questões sociais, conflitos raciais e de classes, sem se esquecer de contar o drama pessoal vivido por um homem do alto escalão do governo holandês, que fica desorientado profissional e emocionalmente após perder seu status de cônsul.

Aliefka conta que, para escrever o livro, foram necessários sete meses de pesquisa no Brasil. Durante esse período, a escritora tomou um banho de imersão na cultura brasileira. Ela teve a oportunidade de ir a favelas, conhecer as subculturas espirituais e também ir a locais mais requintados, frequentados pelas elites cariocas, como galerias de artes e concertos musicais.

A escritora diz que gosta muito do Brasil. Para ela, tudo é novo em termos socioculturais e econômicos. “O Brasil sempre me fascinou com seu charme e energia excitantes. Mas também tem seu lado triste, de miséria e criminalidade”, relata.

A autora de “Mede Namens Mijn Vrouw” deseja ao Brasil tudo de bom e não descarta a possibilidade de escrever um segundo romance, em que o país teria destaque, sob diversos enfoques.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: