domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições presidenciais são destaque na imprensa britânica

Dilma e Lula, em comício de São Bernardo que fechou a campanha
As eleições presidenciais no Brasil são destaque em vários jornais e revistas britânicas. O jornal The Independent traz diversas matérias sobre o assunto, dando ênfase aos brasileiros que vão às urnas para eleger a primeira mulher brasileira a chegar no comando da presidência da República, Dilma Rousseff, a sucessora escolhida a dedo pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

O The Independent destaca ainda que o mandato de Lula foi responsável por retirar cerca de 20,5 milhões de brasileiros da linha da pobreza e cita que a meta principal de Dilma Rousseff é dar continuidade à erradicação da pobreza. “Não acredito em uma nação desenvolvida que tenha uma parte de sua população marginalizada”, afirmou a candidata.

Para o Financial Times, Dilma não poderia ter escolhido local mais simbólico para fazer sua última aparição ao lado de Lula – em São Bernardo do Campo (foto), cidade industrial da Grande São Paulo, berço do movimento trabalhista que lançou o presidente brasileiro no cenário político do país. O jornal afirma ainda que “Rousseff foi estrela absoluta do seu próprio show, com Lula apenas aparecendo ao seu lado e falando pouco”.

O jornal The Telegraph comenta que Dilma terá uma “responsabilidade muito grande para manter o trabalho de Lula durante os oito anos de seu mandato. O diário britânico destaca o alto índice de popularidade de Lula, que está em quase 80%, bem como a queda da inflação de 17% para 5% e a valorização do Real em relação ao dólar americano durante o legado Lula.

O Telegraph afirma ainda que, “apesar dos muitos desafios nas áreas de educação, infraestrutura e transporte, o Brasil de Rousseff deve continuar crescendo e conquistando novos espaços na economia mundial”.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: