segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Copa São Paulo de Futebol Junior 2011

Atual campeão, São Paulo está no Gruopo M, ao lado de Inter de Limeira, JI-Paraná-RO e Itabuna-BADivulgação/Vipcom
São Paulo São Paulo está no Grupo M, ao lado de Inter de Limeira, JI-Paraná-RO e Itabuna-BA


Começa amanhã (04), o mais tradicional torneio de futebol júnior do Brasil, a Copa São Paulo, considerada uma das mais importantes na revelação de jovens talentos para o futebol brasileiro. Os campeões de cada grupo passam à segunda fase, assim como os nove mais bem colocados entre os que terminarem na segunda posição. Por participar do campeonato jogadores nascidos de 1992 a 1995.A partir da segunda fase, com 32 times, os jogos são eliminatórios.


Em sua 42ª edição, a competição já não tem o mesmo destaque da mídia – e dos próprios clubes – como antigamente e o aparente desinteresse é o inchaço do torneio. Neste ano, são 92 participantes, divididos em 23 grupos, espalhados por 23 sedes diferentes, todas no Estado de São Paulo. Entre as sedes, há cidades conhecidas como Ribeirão Preto, e algumas poucas conhecidas do grande público, como Louveira.

Já entre os times participantes, além dos tradicionais grandes clubes do eixo Rio-São Paulo, há equipes humildes e desconhecidas. É o caso da Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas, da cidade de Vitória de Santo Antão, no sertão pernambucano. Ou, ainda, o Grêmio Atlético Sampaio, de Boa Vista (RR), que terá que viajar 4,6 mil quilômetros para disputar suas partidas, marcadas para Campinas, a 99 quilômetros da capital São Paulo.

Há ainda os times com nomes não muito convencionais, como o Primeira Camisa, de São José dos Campos, que disputa a quarta divisão do futebol paulista. O futebol paranaense estará representado apenas pelas três grandes equipes da capital. O Paraná Clube está na Grupo B, com sede em Sumaré (a 120 quilômetros de São Paulo), ao lado da Ponte Preta de Campinas, do Sumaré (time local) e do Porto de Pernambuco.

O Coritiba caiu no Grupo J e vai mandar seus jogos na primeira fase na pequena cidade de Monte Azul Paulista (a 400 quilômetros de São Paulo), com apenas 32 mil habitantes. Enfrenta o Monte Azul, time da casa, que disputa a divisão de elite do futebol paulista, o Fortaleza (CE), e o Vila Nova de Goiás.

Já o Atlético Paranaense estará em Campinas. Seus adversários serão do Red Bull, time da casa que disputa a segunda divisão do futebol paulista, o desconhecido Sampaio de Roraima e o Juventus, time da capital paulista que já teve momentos melhores no futebol.

A Copa São Paulo prossegue até o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, com a disputa da final, em partida única, no Estádio Municipal do Pacaembu.

Ricardo Monzillo

Nenhum comentário: