sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mamona pode ser produtora de biocombustível

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) estão apostando nas qualidades da mamona para fins de produção do bicombustível do futuro.

Representantes dos dois órgãos também acreditam que a mamona, conhecida cientificamente como Jatropha curcas, vá beneficiar os agricultores mais pobres. A mamona pode ser cultivada em zonas áridas e em solos degradados, pouco utilizados para a agricultura.

Outra grande vantagem em estudo se refere às características menos contagiantes da mamona em relação ao material fóssil, o que permitiria as famílias de baixa renda se beneficiar de um combustível para produzir luz e cozinhar.

No entanto, a maior parte da mamona cultivada na América atualmente é tóxica e prejudicial à saúde humana, o que impede o uso de suas sementes como comida para o gado. O grande desafio está na necessidade de apoiar a pesquisa para obter variedades melhores e não tóxicas.

A estimativa para a produção de mamona da América gira em torno de 12,8 milhões de hectares até 2015, sendo que o Brasil deve ser o líder na América Latina.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: