quinta-feira, 15 de julho de 2010

Brasil e UE voltam a discutir acordo com o Mercosul

O Brasil e a União Européia voltaram a declarar disposição para a assinatura de um acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu. No entanto, os dois blocos não conseguem avançar as negociações, já que enfrentam a oposição de vários setores e países da economia internacional.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está concentrando esforços para convencer e ganhar o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmando que o acordo será benéfico para todos os envolvidos.

França, Irlanda, Polônia e outros países europeus que possuem forte setor agrícola estão colocando obstáculos nas negociações entre Mercosul e UE.

O presidente Lula reafirmou aos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Européia, José Durão Barroso, que a Argentina mantém forte intenção de chegar a um acordo com a UE, apesar de ter sido alvo de críticas em relação às barreiras impostas pelo país quanto à comercialização de produtos do setor agroalimentar.

Os dois blocos assinarão ainda esta semana um acordo com Moçambique, na África, para o desenvolvimento de projetos de bioenergia e biocombustíveis naquele país, que é o maior produtor do item no continente africano.
                 

 Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra

Nenhum comentário: