sexta-feira, 2 de julho de 2010

Revista Economist analisa eleição presidencial no Brasil

A revista britânica The Economist publicou esta semana matéria de destaque sobre as eleições presidenciais no Brasil, marcadas para outubro, e aproveitou para fazer uma análise complexa sobre a economia do país e os oito anos de mandato do presidente Lula.

Sem deixar de ironizar o fato de os brasileiros só estarem interessados em ganhar a Copa do Mundo, citando que o país literalmente pára para assistir aos jogos da seleção brasileira, a revista menciona que, no dia 6 de julho, será dado o apito inicial para a corrida eleitoral rumo à presidência da Republica.

Lula é colocado como figura dominante na campanha e aponta que sua influência política está sendo aproveitada pela candidata do PT, Dilma Rousseff, escolhida para dar continuidade ao governo atual.

A Economist cita os altos índices de aprovação do governo Lula e os relaciona ao fato de seu governo ter registrado crescimento econômico estável, além de desempenho notável na área social. As estatísticas são mais do que positivas. O número de pessoas vivendo na pobreza durante o governo atual baixou de 28,5% para 16%. A diminuição da desigualdade de distribuição de renda também é destaque na matéria, juntamente com o programa Bolsa-Família.

A matéria faz elogios a Lula por não ter seguido o estilo populista de vários líderes de esquerda da América Latina. No entanto, cita que o próximo governo terá de enfrentar problemas nas áreas de infraestrutura e o déficit na Previdência.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: