sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Países emergentes são o futuro da era digital


Brasil, Rússia, Índia, China e Indonésia vão dominar o mercado das novas tecnologias no futuro, diz pesquisa realizada pelo instituto americano Boston Consulting Group.

Até 2015, esses países terão reunido 1,2 bilhão de internautas em todo o mundo. O estudo “O Novo Bilhão da Internet” revela que os cinco países serão os pioneiros na implementação de mudanças nos hábitos de consumo digital nos próximos anos e devem ditar as regras no setor.

Cerca de 619 milhões de internautas residem nos países em destaque. A previsão é de que esse número suba para 1,2 bilhão de usuários, representando quase três vezes mais do que Estados Unidos e Japão juntos.

A pesquisa aponta ainda que o crescimento anual de usuários da internet vai oscilar entre 9% e 20% e será constituído principalmente de jovens que vão “formar os ecossistemas do mercado digital das gerações futuras”.

Os cinco países podem vir a formar um grupo, mas terão de enfrentar muitas diferenças entre eles. No Brasil e na Rússia, por exemplo, 32% da população possui um computador. Já na China, esse percentual baixa para 20% e, na Indonésia, para apenas 5%. Esse fator tende a aumentar no mercado brasileiro e russo, enquanto que nos outros países os internautas devem preferir utilizar o 3G; a internet móvel acessada por telefone celular.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: