quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Foto vira música e sensação internacional no YouTube



O publicitário brasileiro Jarbas Agnelli conquista o mundo com o vídeo “Birds on the Wire” (Pássaros no Fio), que figura entre os 125 semifinalistas do concurso “YouTube Play” (Bienal de vídeo criativo), organizado pela Fundação Guggenhein (NY-EUA), em parceria com o site de vídeos em formato digital YouTube.

Selecionado entre 23 mil criações procedentes de 91 países, o vídeo teve origem a partir de uma foto de jornal. Os pássaros descansando em cinco fios elétricos inspiraram Agnelli a fazer uma partitura musical que se tornou um arranjo clássico. Ele entrou em contato com o fotógrafo Paulo Pinto, que lhe enviou a foto original e ficou impressionado com a ideia.

O vídeo nasceu da necessidade de Agnelli em demonstrar o raciocínio de interpretação de tempo e ritmo das notas. Para ele, os pássaros nos fios representavam notas musicais, e com essa visão ele as transpôs para o teclado, xilofone, clarinete, fagote e oboé. Os pássaros foram os músicos. “A lição que fica com essa iniciativa é a de que se pode ver poesia em qualquer lugar, principalmente quando a gente olha para a natureza”, afirma Agnelli.

O vídeo inusitado é atração em diversos sites, como Gizmodo, Wired, MSN e o próprio YouTube. “Tentei ser fiel à posição dos pássaros no que diz respeito aos acordes e melodias que eles formavam na foto”, declara.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Um comentário:

Leila/USA disse...

Parabens pela materia Cibele! Novidades como essa devem sempre receber destaque. O Brasil eh so talentos!