segunda-feira, 5 de julho de 2010

O morto mais vivo do cinema

Christian Cravo / divulgação

Em Quincas Berro D’Água, Paulo José passa a maior parte do tempo nos braços dos amigos, percorrendo a cidade, bem mortinho. Mas de vez em quando se entreveem leves sorrisos safados em seus lábios, bem ao estilo dos bizarros personagens de Jorge Amado, como no livro “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água”.

O brilho do filme vem da direção do cineasta baiano Sérgio Machado (de Cidade Baixa), da locação no preservado centro histórico de Salvador, principalmente o Pelourinho e, claro, das atuações. Como os coadjuvantes Marieta Severo, Mariana Ximenes, Milton Gonçalves, Vladimir Brichta e Valderez de Barros. Sem contar os atores que fazem os divertidos amigos de Quincas (Flávio Bauraqui, Luís Miranda, Irandhir Santos e Frank Menezes), que roubam o corpo do velório para rodar com ele por seus lugares favoritos na cidade.

Joaquim é o funcionário público modelo dos anos 50, que se cansa da mulher e da filha, abandonando-as em troca de uma vida boêmia nas noites de Salvador, transformando-se no vagabundo cachaceiro Quincas. Quando morre no dia do aniversário, a filha ainda tenta manter a mentira de que seu pai era um comendador que vivia no exterior.

Na TV Globo, Quincas foi interpretado por Paulo Gracindo, em adaptação e direção de Walter Avancini para um Caso Especial, em 1978.

Ativo aos 73 - Paulo José faz jus ao papel, narrando a trajetória do personagem e suas impressões sobre tudo o que “vê” depois de morto. Mais atuante do que nunca aos 73 anos, é presença constante em pequenos e grandes filmes, como ator ou narrador, e em peças teatrais. Ele declarou recentemente que, apesar de sofrer do mal de Parkinson há 17 anos, exercícios de reabilitação que costuma fazer o deixam apto a qualquer papel – dentro dos limites da idade, claro. E que, se depender dele, continuará muito ativo. Tanto que dispensou o boneco que fizeram para substituí-lo em cenas difíceis, fazendo questão de aparecer em todas elas.

Dos filmes nacionais da atualidade, com certeza está entre os imperdíveis.




Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Nenhum comentário: