sexta-feira, 16 de julho de 2010

Desmatamento ilegal cai 22% no mundo

Um estudo detalhado sobre desmatamento ilegal em países tropicais revelou dados animadores. Desde 2002 foi registrada uma redução de 22% da produção de madeira ilegal.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Real de Assuntos Internacionais, a Chatham House, na Grã-Bretanha, relata que o desmatamento ilegal sofreu queda de 50% em Camarões, entre 50% e 75% na Amazônia brasileira e de 75% na Indonésia, na última decada. Esse montante equivale à preservação de 17 milhões de hectares, o que ultrapassa o tamanho geográfico da Inglaterra.

Os métodos e ações utilizados pelos três países na luta contra a destruição florestal evitaram a liberação de 14,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Isso significa a metade de todo o CO2 liberado anualmente por ações humanas.

O relatório faz elogios ao sistema brasileiro de gerenciamento florestal e cita o combate ao corte ilegal de madeira na Amazônia e a modernização do sistema de transporte e comércio do produto como fatores responsáveis pela redução de 75% das atividades ilegais na região.

Apesar de os percentuais de queda do corte ilegal da madeira serem encorajadores, ainda há muito trabalho a ser realizado. As leis e penas no setor nem sempre são aplicadas. Para se ter uma noção do que isso representa, no Brasil apenas 2,5% das multas são recolhidas.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas as queimadas em áreas protegidas no Brasil cresceram 125%.