quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mostra Caleidoscópio reúne painéis em madeira reaproveitada

Um dos nomes mais expressivos da escultura brasileira, Lara Donatoni Matana, radicada há 27 anos em Cuiabá, apresenta em São Paulo a exposição Caleidoscópio.

Expansão Colorida em Ondas; Série Caleidoscópio IV

A Galeria Lourdina Jean Rabieh representa as obras de Lara Matana em São Paulo, e pela segunda vez expõe os trabalhos da artista. Nesta ocasião, exibe peças compostas delicadamente com finas lâminas de madeira, coloridas uma a uma, que provocam experiência sensorial rara nos observadores, semelhante àquelas provocadas pelos caleidoscópios criados pelo escocês David Brewster (1781-1868).

Dedicada à preservação e à interação com o meio ambiente, Lara utiliza resíduos de madeiras reflorestadas e certificadas. Em suas criações, faz referências às rosáceas góticas, aos arabescos e às mandalas orientais, consideradas suas grandes fontes de inspiração, que poderão ser conferidas em painéis com medidas aproximadas de 1,50 x 1,50 m.

A artista relata que elegeu a madeira como elemento principal de suas criações por conta do resultado estético e das possibilidades de relevos e dimensões variadas que a madeira oferece. “A obra artística de Lara Matana seduz o espectador por suas formas encantadas e por sua riqueza cromática, pelas tramas delicadas construídas, meticulosamente, com finas lâminas de madeira tingidas com cores vivas. Transmite paz interior, inspira viagens cósmicas, mundos submarinos, simula rosáceas, arabescos, mandalas orientais”, comenta o crítico de arte Paulo Klein.

SERVIÇO:

Mostra Caleidoscópio

Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábados, das 10 às 14 horas. ATÉ 24 DE JULHO.

Local: Galeria Lourdina Jean Rabieh – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147 – Jardins – Telefone: (11) 3062-7173.

ENTRADA FRANCA.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Nenhum comentário: