quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inglaterra impõe restrições à entrada de estrangeiros no país


A coalizão do governo britânico conservador-liberal-democrata já havia prometido em campanha e agora vai, de fato, limitar a entrada de imigrantes no país, a partir de julho.

Ao contrário do que pregam as cúpulas internacionais, como é o caso do G-20, a Inglaterra tomou essa decisão com o objetivo de proteger empregos domésticos. As autoridades migratórias inglesas vão permitir a entrada de apenas 24 mil imigrantes de fora da União Europeia. A nova medida vai vigorar até abril de 2011.

No próximo ano, novas restrições devem ser impostas em relação à expedição de vistos de permanência. Em 2008, 163 mil imigrantes deram entrada na Inglaterra. A intenção da nova coalizão governamental é a de que esse número seja reduzido para cerca de 50 mil, o que significaria o retorno dos níveis de imigração registrados na década de 1990.

Várias organizações empresariais não estão de acordo com as restrições, por acreditar que a decisão vá resultar em falta de mão de obra qualificada.

A comunidade brasileira cresceu muito nos últimos anos e, em decorrência disso, aumentou o número de pessoas que não conseguem visto para entrar no país. Não há registro oficial de brasileiros na Inglaterra, mas acredita-se que esteja próximo a 200 mil, de acordo com pesquisa de uma universidade inglesa. Já o Consulado Geral do Brasil estima que o número de brasileiros na região esteja entre 150 e 160 mil. Esse cálculo é baseado na quantidade de pessoas que dão entrada no território britânico todos os anos.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: