segunda-feira, 28 de junho de 2010

G-20 discute déficits e manutenção do crescimento global

Charles Dharapak/AFP

O grupo das 20 principais potências ricas e emergentes do mundo que formam o G-20 concordou, neste final de semana, em Toronto, no Canadá, em buscar soluções para a construção de uma economia global mais estável.

Equilíbrio é a palavra que melhor traduz os esforços entre as nações do grupo, que se comprometeram a reduzir o déficit orçamentário pela metade até 2013, sem colocar em risco o crescimento, impondo restrições ao risco bancário sem prejudicar os empréstimos, com o objetivo de reduzir a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) até 2016.

O comunicado divulgado pelos líderes do G-20 prevê que os planos de consolidação fiscal devem ser adotados de acordo com as necessidades e circunstâncias de cada país, e que esforcos devem ser mantidos a todo custo para garantir o crescimento econômico.

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, tomou a frente da delegação brasileira e declarou que ajustes fiscais drásticos demais, especialmente em relação aos países europeus, podem ameacar a recuperação da economia global. No entanto, Mantega admitiu que o documento reflete de maneira satisfatória o ponto de vista dos paises emergentes, que estão preocupados em dar continuidade à consolidação do crescimento mundial.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Nenhum comentário: