sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente pede união de esforços


5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Este ano o tema é “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”, que reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no mundo.

Milhões de espécies dividem o mesmo espaco com milhões de pessoas, e o recado é para uma ação em conjunto, que promova um futuro mais próspero e seguro para todos.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lembrou que milhares de espécies estão desaparecendo no ritmo mais rápido já registrado em toda a história. Ressaltou, ainda, que é preciso parar com a extinção em massa e aumentar a sensibilização sobre a importância vital das espécies.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, todos podemos contribuir com pequenas ações individuais ou coletivas para deter a extinção de espécies. Atividades de conservação já provaram ser efetivas contra o desaparecimento de espécies e restauraram habitats naturais vitais no mundo. Algumas delas estão sugeridas no site do WWF, uma das entidades não governamentais mais respeitadas do segmento.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69 espécies de mamíferos, 20 de répteis e 16 de anfíbios sofrem ameaça de extinção no Brasil.

A atividade humana desenfreada em busca de desenvolvimento é responsável por colocar em ameaça de extinção um total de 17.291 espécies, desde plantas e insetos pouco conhecidos, até as mais populares aves e mamíferos.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Nenhum comentário: