sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cinema Brasileiro é destaque em Londres

Cena do filme 'Besouro' (divulgação)
O Centro Cultural Barbican será o destino de muitos brasileiros e britânicos interessados pelo cinema brasileiro. A 4ª. edição do Festival de Cinema Brasileiro vai acontecer de 25 de junho a 3 de julho, em Londres. Trata-se de uma iniciativa da Embaixada do Brasil e da pesquisadora de cinema Adriana Rouanet, filha do criador da lei Rouanet, que incentiva a aplicação de recursos de empresas e pessoas físicas em projetos culturais, em troca de abatimento do imposto de renda.

Adriana Rouanet, curadora do festival, dedicou 15 anos à pesquisa sobre cinema brasileiro. Ela conta que o tema do festival deste ano – Música e Ritmo – tenta fugir dos estereótipos mais comuns, como a violência nas grandes cidades ou a pobreza num contexto paradisíaco. A ideia é oferecer ao público um conhecimento mais apurado da cultura brasileira, por meio de seus cantores mais significativos.

Para o diretor de filmes Miguel Faria Jr., o domínio que os Estados Unidos exercem sob a indústria cinematográfica continua a prejudicar a projeção do cinema brasileiro ao nível das grandes massas. Seu último trabalho, Vinicius, uma biografia do boêmio compositor e poeta Vinicius de Moraes, é uma das pérolas do festival.

O Festival de Cinema Brasileiro também traz ao público a vida e o trabalho de outros grandes ícones da música brasileira, como Wilson Simonal e o ex-mutante Arnaldo Baptista. Um dos destaques vai para o jovem diretor, Fernando Andrade, que estreia sua carreira abrindo o evento com o filme Coração Vagabundo, idealizado após o tour mundial do álbum em inglês de Caetano Veloso.

O festival promete ser eclético em termos musicais. Para reforçar a programação e o tema deste ano, o filme Besouro capta com bom humor o ritmo único da capoeira na Bahia.

Destaques:

Dia 25 de junho, às 19h30,  Os Desafinados vai abrir o festival, trazendo a formação do movimento da Bossa Nova na década de 60 e sua repercussão no mundo.

Dia 26 de junho, às 18h30, Besouro vai contar a trajetória da capoeira e seus famosos personagens.

Dia 27 de junho, às 15h45, Simonal vai retratar a história trágica da ascensão e queda do famoso cantor Wilson Simonal.

Dia 3 de julho, às 16h00, Coração Vagabundo explora a vida do cantor e compositor Caetano Veloso, por meio de uma viagem emocionante pelas suas músicas. Além do documentário, o público presente será presenteado com a presença do cantor, que foi escolhido para fazer o encerramento do festival. Aproveitem essa oportunidade!

Evento: Cinema Brasileiro: Música e Ritmo

Dias: de 25 de junho a 3 de julho.
Local: Barbican Centre.
Endereço: Silk Street, Londres – EC2Y 8DS

Para mais informações sobre preços e reservas, visite o site do Centro Cultural Barbican.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Nenhum comentário: