segunda-feira, 21 de junho de 2010

Redução de emissões de carbono gera crescimento no Brasil


O Banco Mundial (Bird) divulgou que o Brasil poderia reduzir os níveis brutos de gases de efeito estufa em até 37% e continuar mantendo os atuais índices de desenvolvimento sem apresentar consequências negativas para os setores produtivos da economia.

O estudo do Bird diz respeito à diminuição das emissões de carbono entre 2010 e 2030, e engloba todas as perspectivas de desenvolvimento no Brasil. Segundo o coordenador do Estudo de Baixo Carbono para o Brasil, Cristophe de Gouvello, “o objetivo inicial era avaliar os planos brasileiros de desenvolvimento para saber se havia possibilidade de atingir essas metas, ao mesmo tempo diminuindo as emissões de carbono”. O estudo provou que seria possível a diminuição das emissões de gases brutos em até um terço em relação às observadas atualmente.

A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, disse que o Brasil se destaca com uma das mais limpas matrizes energéticas do mundo e figura entre os líderes mundiais pioneiros em buscar alternativas práticas para reverter os problemas causados pelas mudanças climáticas. Isabella acrescentou que o governo brasileiro está tomando a iniciativa voluntária de se comprometer a reduzir as emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra

Nenhum comentário: