segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data visa promover o aumento de doadores de sangue por meio de campanhas de conscientização e motivação. O destaque deste ano é para a população jovem com menos de 25 anos, responsável por 38% das doações voluntárias no mundo.

O tema da campanha deste ano é “Sangue Novo para o Mundo”. O objetivo é atrair ainda mais jovens para o cenário global de doações e promover a importância do papel que essa população tem exercido para salvar vidas. É a primeira vez que dados apontam para doações de sangue por idade.

A meta é conseguir doações voluntárias que cubram 100% dos requerimentos em todos os países do mundo – 57 já atingiram esse nível. A quantidade ideal de doadores deve representar entre 3% e 4% da população. No Brasil, esse número é pouco superior à metade disso, estando em torno de 1,8%.

Segundo a OMS, o recrutamento da nova geração melhora o abastecimento e a segurança a longo prazo, e promove estilos de vida saudáveis e seguros.

Para doar sangue, é preciso apenas estar em boas condições de saúde, bem alimentado (evitar comida gordurosa e álcool pelo menos quatro horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento de identificação original e com foto.

No Brasil, está em consulta pública a possibilidade de mudança de limites de idade – para mais e/ou para menos. Para participar, basta clicar aqui, cadastrar-se e deixar comentários (anônimos ou não a respeito).


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Nenhum comentário: