segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Posse de Dilma Rousseff é destaque na mídia internacional
A imprensa internacional fez a cobertura da posse de Dilma Rousseff à frente do governo brasileiro citando os desafios que a primeira presidente mulher terá para manter o ritmo da economia do gigante emergente que mais cresce no mundo.
A BBC britânica ressalta que Dilma Rousseff prometeu dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e trabalhar com espírito de união. A rede estatal britânica menciona também que apesar de a economia brasileira ter crescido em ritmo alucinante nos últimos anos, o país continua com uma das sociedades mais desiguais no mundo.
Os jornais alemães ressaltam que Dilma Rousseff terá reformas ‘cabeludas’ pela frente e observam que a nova presidente não teve que vencer apenas um câncer para chegar ao poder mas também uma sociedade machista e preconceituosa.
Para a imprensa alemã a possibilidade de Lula voltar ao poder em 2014 ficou clara no momento em que o ex-presidente decidiu adotar o ‘mistério’ em relação à sua futura trajetória política.
O marxista Junge Welt comenta que embora Dilma seja ‘tecnocrata e de estilo seco’, ela tem uma biografia política que não fica nada atrás da de Lula.
Já os veículos de comunicação franceses e austríacos acreditam que Dilma Rousseff poderá sair da sombra de Lula e defender pontos de vista diferentes dos de seu predecessor.
O jornal Le Monde lembra que ‘mais de quatro em cinco brasileiros dizem que ela poderá governar bem ou melhr que o presidente mais popular da história do Brasil’.
O austríaco Die Presse afirma que Dilma Rousseff deve mostrar logo a que veio para moldar uma imagem de presidente forte.
A imprensa internacional concorda que a nova presidente do país deve combater a corrupção na política, o clientelismo e a burocracia.
Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário