domingo, 7 de novembro de 2010

La Valse des Lilas - Michel Legrand e Taiguara - Versão Estrangeira

Taiguara, compositor, pianista e cantor, um dos nomes mais premiados na época dos festivais da canção, gravou em 1969 uma versão de La Valse des Lilas de Michel Legrand. A versão que ganhou o nome de Valsa da Primavera faz parte do LP Hoje, lançado pela Odeon.

Michel Legrand, anos após a gravação, já na década de 80, no Brasil, teve a oportunidade de ouvir a versão, apresentada pessoalmente pelo próprio Taiguara e a aprovou.

Compositor musical, arranjador, maestro, pianista jazzman e regente, Legrand é um dos maiores autores de trilhas sonoras para cinema, tendo trabalhado com consagrados diretores, entre eles Jean-Luc Godard, Richard Brooks, Claude Lelouch, Clint Eastwood, Robert Altman e Joseph Losey.

Michel Legrand compôs trilha para mais de duzentos filmes entre os mais destacados estão “Lola” (Itália / França, 1961), “Os Guarda-Chuvas do Amor” (França, 1964), Vivre sa Vie: Film em Douze tableaux (França, 1962). Foi também dele a trilha do último filme concluído do mitológico Orson Welles, F For Fake (1974).

Para Michel Legrand, o Brasil é a terra da música, ele que já esteve no país várias vezes, em 2004 gravou um cd homenageando o pianista e compositor Luís Eça. Para 2011 promete um CD em homenagem a Tom Jobim.


Postou Ana Lasevicius - Versão Estrangeira

Nenhum comentário: