sexta-feira, 25 de junho de 2010

Turismo é alternativa viável para combater a pobreza mundial


A Organização Mundial do Turismo (OMT) promete atuar em parceria com as Nações Unidas no combate à pobreza, para promover a igualdade de gênero, criar condições para gerar sustentabilidade e viabilizar projetos globais em busca de desenvolvimento.

O setor de turismo é responsável por 45% das exportações de serviços dos países menos desenvolvidos. Além disso, o turismo cria oportunidades de postos de trabalho para diversas comunidades vulneráveis no mundo.

A OMT quer atuar em várias frentes para ajudar no cumprimento das Metas do Milênio até 2015. A ideia é desenvolver um sistema turístico que trabalhe em prol da manutenção do meio ambiente. A receita gerada pelo setor já vem sendo utilizada para promover a biodiversidade em diversas partes do mundo.

As Metas do Milênio incluem a erradicação da extrema pobreza e da fome, a garantia do ensino básico universal; a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; a redução da mortalidade infantil; a melhoria da saúde materna; o combate ao vírus HIV, malária e outras doenças; a garantia da sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Os países em desenvolvimento receberam 410 milhões de turistas no ano passado, correspondentes a 47% em relação ao resto do mundo. O lucro gerado pelo setor chegou a cerca de US$ 375 bilhões, ou seja, pouco mais de R$ 670 bilhões.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: