segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco tem campanha de proteção a mulheres e adolescentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, com uma campanha direcionada à proteção de mulheres adultas e adolescentes.

O tema da campanha antitabagismo visa conscientizar as mulheres de todo o mundo sobre os males causados pelo fumo, e evitar que a indústria marqueteira do tabaco continue a associar o cigarro a conceitos errôneos de independência, sucesso, beleza e poder.

O uso do tabaco não é sinônimo de ascensão social nem tampouco de glamour. O fumo é uma das drogas mais difíceis de ser combatidas, uma vez que, por ser aceita legalmente, torna a pessoa viciada facilmente e pode levar à morte.

Uma pesquisa da OMS divulgou que mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos, vítimas das consequências do fumo. Desse total, 1,5 milhão é de mulheres. Em quase metade dos 151 países pesquisados, entre eles Brasil, Chile e Colômbia, foi descoberto que as garotas adolescentes fumam na mesma proporção que os rapazes da mesma idade. Adolescentes estão muito mais vulneráveis a ficar dependentes da droga porque começam a fumar enquanto ainda estão na fase de crescimento.

Se nenhuma medida drástica for tomada para reverter a situação, a previsão é de que mais de 8 milhões de pessoas venham a morrer por causa do cigarro até 2030. O objetivo da campanha é evitar que mais mulheres caiam nas garras do vício enganoso de fumar. Ao mesmo tempo, a ideia é atingir o público masculino de fumantes, e conscientizá-lo, pelo menos, a fumar longe de mulheres, crianças e adolescentes, tanto em casa quanto no trabalho.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Nenhum comentário: