Os palcos ficam vazios: morre o ator Zé Renato
Sob sua direção
José Renato dirigiu Eles Não Usam Black-Tie, em 1958, lançando o primeiro texto de Gianfranceso Guarnieri, germe do futuro Seminário de Dramaturgia. São direções suas, ainda no Arena, Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, em 1960; e Os Fuzis da Sra. Carrar, de Bertolt Brecht, em 1962.
Sobre Brecht:
O diretor Zé Renato disse uma vez, a respeito da montagem Santa Joana dos Matadouros: “ foi o mais importante autor teatral do século XX, e suas obras, muito mais que explicações merecem encenações cuidadosas. Considero, pela minha experiência, esta encenação um espetáculo vivo, criado, em sua maioria, por atores jovens e motivados, e, por isso mesmo, polêmico e sujeito a alterações criativas. O mais significativo ensinamento da dramaturgia de Brecht, preocupação presente em todas as suas peças, é que devemos caminhar com os olhos bem abertos, não nos deixando enganar pela aparência dos fatos, mas sim, sempre questionando onde está a verdade, muitas vezes mascarada pela aparência” – discorreu o diretor Zé Renato sobre o dramaturgo alemão Bertolt Brecht e sua obra.
O velório será realizado a partir das 17h no Teatro Arena, em São Paulo, e o sepultamento será amanhã, terça-feira (3), no cemitério do Morumbi.
Postou Cristina Braga, apresentadora do programa Teatro Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário