O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de divulgar um relatório que prevê o crescimento do Brasil em 7,1% este ano.
A nova versão do documento World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial) registra aumento de 1,6 ponto percentual em comparação ao relatório publicado em abril, que estimava crescimento de 5,5% para a economia brasileira. O relatório também alertava para o risco de superaquecimento das economias dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Esse risco volta a ser mencionado nesta edição do documento, que faz menção específica ao Brasil. Outro fator de preocupação diz respeito ao possível impacto negativo que medidas de ajuste fiscal nas economias avançadas possam causar em relação aos países emergentes.
A previsão do FMI para as economias em desenvolvimento é de crescimento de 6,8% este ano, o que significa aumento de 0,5 ponto percentual em relação à projeção feita em abril.
O FMI também menciona a postura correta dos principais países emergentes em adotar uma política monetária mais restritiva para enfrentar situações como aumento de inflação e pressões sobre os preços dos ativos.
Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário