terça-feira, 13 de julho de 2010

Brasil, Peru e Estados Unidos se unem para lutar contra a malária


Cientistas brasileiros, peruanos e americanos vão fazer uma parceria trinacional para estudar as características da transmissão da malária na Amazônia do Brasil e do Peru.

As pesquisas serão realizadas por especialistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP). O grupo de profissionais fará parte do Centro Internacional Peruano/Brasileiro de Excelência em Pesquisa da Malária (Icerm).

O órgão, ainda sem sede definida, vai iniciar atividades a partir de setembro, reunindo pesquisadores de oito entidades. Apesar de o governo brasileiro ter implementado medidas de controle da malária, como a distribuição de mosquiteiros e a pulverização de inseticidas, a doença no país está longe de ser erradicada.

Serão feitas análises do número de pessoas infectadas e de novos casos, além de estudo detalhado para identificar a genética dos mosquitos e seus hábitos, e se estão desenvolvendo resistência a inseticidas.

As pesquisas no Peru serão realizadas nas cidades de Iquitos e Puerto Maldonado. No Brasil, as amostras serão coletadas na zona rural do Acre, em Acrelândia.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Nenhum comentário: