domingo, 27 de junho de 2010

Documentário sobre Maradona sai em DVD


Na maré da Copa, chega às locadoras e lojas o documentário em DVD Maradona, sobre o ídolo argentino do futebol, agora liderando a seleção de seu país.

A direção é do cineasta bósnio Emir Kusturica, diretor, entre outros títulos, de A Vida é um Milagre e Arizona Dream. Numa das cenas do documentário, Diego diz que recebeu convites para ser homenageado nos EUA e em Cuba. O ano era 2008, ainda na era George W. Bush. “Aos EUA, não vou. Só a Cuba”, anunciou.
Para mostrar a devoção à causa, ele exibe as tatuagens: a cara de Fidel Castro na perna, a de Che Guevara no braço e a inscrição “Argentina” no peito. Tão excessivo quanto Maradona é o próprio diretor, que empunha a guitarra num show de sua banda em Buenos Aires. O público vibra quando o apresentador diz que ele é o Maradona do cinema.

O filme mostra, ainda, a velha rixa de Maradona com Pelé. O argentino conta que já havia jurado para as filhas que nunca mais falaria mal de Pelé, mas admite que é mais forte do que ele. O fanfarrão é honesto, consigo mesmo e com o público. Encara a dependência da cocaína, mas aproveita para provocar. Se lamenta o fato, é porque tem consciência de que, sem a droga, teria sido um jogador muito maior. Ainda, o Maradona que, na África do Sul, elogiou a seleção de Dunga, cobre de elogios o brasileiro Ronaldinho Gaúcho.

Kusturica traz Maradona como um grande personagem, sem nenhuma imparcialidade. Resta conferir.

Serviço:

MARADONA (em DVD)

Direção: Emir Kusturica.

Gênero: Documentário (Espanha-França/ 2008, 90 minutos).

Distribuidora: Europa Filmes. Só para locação.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Nenhum comentário: