Maior evento do setor na América Latina tem sua quinta edição, no Anhembi
Um passeio que é uma viagem. Durante cinco dias, uma mistura de cores, ritmos, gastronomia, moda, artesanatos, produtos da agricultura familiar e diferentes sotaques vão atrair a atenção do turista que pretende viajar por todo o Brasil sem sair dos 52 mil metros quadrados do Anhembi.
Com a estimativa de receber cerca de 100 mil visitantes, o Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.
O visitante poderá ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público poderá também assistir a debates, palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Salão está dividido em módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem com desconto); Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia); Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores); e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).
Turismo em São Paulo – Vera Lúcia Dias, guia cultural na cidade de São Paulo, considera importante que os visitantes do Salão de Turismo busquem lugares que, além da beleza, proporcionem respeito ao meio ambiente e projetos de qualidade nos quais o morador local seja valorizado na sua simplicidade. “Além disso, a busca atual pode ser pelo que a região oferece de produção local, sejam frutas, festas, arte ou gastronomia. Por esses motivos, a cidade de São Luiz de Paraitinga sempre foi tão procurada”, observa.
Segundo Vera, a cidade de São Paulo – vista tradicionalmente como roteiro de negócios – sempre está representada nos salões, apresentando desde 1995 (o marco foi a exposição de Rodin, na Pinacoteca) sua face cultural com mais de 80 museus, festas, grandes eventos como Fórmula 1 ou Circo de Soleil, entre outros. “Moradores do interior vêm prestigiar espetáculos de teatro ou shows e saborear a diversificada gastronomia paulistana. Cada bairro é um mundo a descobrir, seja o Frangó, na Freguesia, as igrejas históricas da Penha, o Samba da Vela em Santo Amaro, ou a arte da Vila Madalena. O centro da cidade, a Luz, Liberdade e a Paulista fazem sempre bons roteiros para moradores e visitantes”, afirma.
Independentemente do Salão de Turismo, Vera avisa que, em homenagem a seu nome, a Rua 24 de Maio (essa data refere-se à Batalha de Tuiuti) vai comemorar o “Dia da Nossa Rua”, no próprio dia 24, a partir das 11h30, na esquina da Dom José de Barros. “Muitas ruas e bairros poderiam copiar a ideia!”, comenta a guia cultural.
Desde 2005, Vera – professora da área de turismo – realiza palestras no Salão Paulista de Turismo, que este ano se realiza de 18 a 20 de junho, e sobre o qual vamos informar futuramente no blog da Rádio Brasil MPB.
Serviço:
5º Salão de Turismo
Data: 26 a 30 de maio de 2010 (quarta, quinta e sexta, das 14 às 21 horas; sábado, das 11 às 22 horas; domingo, das 11 às 20 horas).
Local: Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana.
Entrada Franca
Para mais informações, clique aqui.
Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil
Um comentário:
Postar um comentário