segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chico Xavier


Laila Guilherme
Chico Xavier – Produzido e dirigido por Daniel Filho, o filme é campeão de bilheteria nos cinemas brasileiros desde o primeiro fim de semana de exibição. Tanto Daniel como o protagonista Nelson Xavier já se declararam ateus, preferindo destacar a importância do respeitado personagem – e ao mesmo tempo polêmico – como líder espírita.

O filme mostra que, desde pequeno, ele tinha o dom de ouvir e conversar com espíritos, inclusive o da mãe, que perdeu ainda criança. Desacreditado por pai e irmãos, ele enfrentou sempre com calma os opositores, e não recebia dinheiro por suas consultas, tendo uma vida simples, com uma única vaidade: o uso de uma peruca, que merece até gozação dos outros, mostrada no filme.

Matheus Costa, que faz Chico menino, e Ângelo Antonio, que interpreta o personagem ainda jovem, são ambos bons, porém Nelson Xavier dá um banho de interpretação, e incorpora o personagem magistralmente. Vale a pena ver, mesmo por quem não acredita em seus dons, como oportunidade de conhecer melhor esse personagem que marcou uma época, não se limitando à região mineira, onde atuava. Aliás, a bela fotografia, em locações nas cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rey, é outro ponto forte do filme.


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil 

Nenhum comentário: